Cidadeverde.com

Halysson Ferreira é o campeão do Campeonato Brasileiro de Moutain Bike Maraton

Imprimir

Após uma prova dura, sob um sol escaldante, Halysson Henrique Ferreira, da cidade de Patrocínio, Minas Gerais é o grande campeão do Campeonato Brasileiro de Moutain Bike Marathon 2015 que aconteceu hoje, 30, cidade de Picos, Sul do Piauí. Com o tempo de três horas, 36 minutos e 49 segundos, o mineiro de 27 anos levou o título mais disputado do Brasil na categoria. 

Halysson comemora seu primeiro título nacional, também foi o melhor tempo de todos os competidores. “Foram quase 100 Km de prova. Foi mais um sonho realizado. Comecei a atacar cedo a trilha e logo nos primeiros quilômetros entrei para o pelotão. O vento estava contra e deixou a prova difícil”, disse o atleta que é da equipe Focus. O vice-campeão é o catarinense de Blumenau Marcelo Moser. Ele considera este um ótimo resultado, tendo em vista a qualidade dos atletas que disputavam a prova.

“Pelo menos dez estavam com boas chances de ganhar. Estava entre os melhores e é difícil garantir o pódio. Na primeira subida pelo menos seis estavam na frente. A parte mais difícil foi a descida que teve muita pedra e o calor estava forte. É uma prova organizada e todos estão de parabéns. Não deixa a desejar em nenhum aspecto, tudo 100%. Tudo muito bom”, disse Marcelo Moser.

A terceira colocação ficou com Wolfgang Soares Olsen, da cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro. O atleta de 22 anos pela primeira vez disputa uma prova nacional e ficou muito bem colocado. “Foi um sonho realizado. Há dois meses estou treinando focado para a prova. Vim pensando nisso, ter uma boa colocação. O início da prova foi duro, foi um desafio principalmente psicológico. O clima me deixou abalado, mas segui firme. 

Na primeira parte da prova, consegui acompanhar os líderes e os últimos 10 Km finais, passei os atletas e consegui cruzar a linha de chegada”, afirma o competidor. Na quarta colocação, Orlando Alves, de São Paulo, campeão brasileiro MTB de 2014, comemorou a vitória depois de muito treino para a prova. “Tive dificuldades principalmente com a temperatura, mas consegui um bom resultado”. Em quinto ficou o carioca Robson Ferreira Silva, campeão do Picos Pro Race 2014. 

O Campeonato Brasileiro de MTB Marathon é evento oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC, com organização da Federação de Ciclismo do Piauí e direção e organização da Naativa. Mais de 400 ciclistas de 18 estados brasileiro participaram.
 
Mulheres são presenças marcantes no MTB 2015
 
A primeira colocada entre as mulheres foi Viviane Favery. Atleta de São Paulo, ela está no início de sua carreira profissional e vem de treinamento forte de outras provas que disputou este ano nos Estados Unidos e onde também conseguiu bons resultados. A segunda colocação ficou com a catarinense Ana Clair.

“Este foi um resultado importante para mim. É o quinto campeonato brasileiro que participo e o meu quinto pódio”, disse a atleta de 29 anos que se preparou psicologicamente para enfrentar as altas temperaturas em Picos, além dos treinos focados em maratona e prova longa.

O organizador geral do campeonato MTB 2015, Daniel Freitas disse que a prova teve um saldo positivo, com poucas reclamações por parte dos atletas que são o verdadeiro termômetro da qualidade da competição. “Mais temos que aprender muito ainda”, afirma Daniel.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais