Cidadeverde.com

"A Associação Reabilitar trouxe o empreendedorismo social para o Piauí”, diz presidente

Imprimir

O Dia Nacional do Voluntário foi comemorado no último 28 de agosto. No Piauí, o médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale atua como presidente voluntário da Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos que administra o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

Para Benjamim, o Ceir é uma fábrica de realidades para milhares de sonhos de pessoas com deficiência do Piauí.  Por trás dela, está a administração da Associação Piauiense de Habilitação, Reabilitação e Readaptação – Associação Reabilitar.

“A Associação Reabilitar implantou o empreendedorismo social no Piauí. Havia uma lacuna na sociedade, onde as pessoas com deficiência eram tratadas por caridade. Com a criação do Ceir, enxergamos a possibilidade de tratar os pacientes como pessoas detentoras de direito. Não tratamos doentes, reabilitamos vidas”, afirma Benjamim Pessoa Vale.

A Associação Reabilitar foi fundada com o objetivo de promover ações assistenciais de atenção à saúde e da inclusão social de pessoas com deficiência, através da habilitação, reabilitação e readaptação.

“O empreendedorismo social é fruto da responsabilidade de cada um. É uma oportunidade de devolvermos para a sociedade um pouco do que ela nos oferece. Você presidir uma organização social com desejo de satisfazer as pessoas é uma visão de mundo, uma visão de transformação da sociedade. Foi isso o que me levou a ser presidente voluntário da Associação Reabilitar”, destaca Benjamim.

O Ceir é uma ação do Governo do Piauí, mas é administrado, desde sua inauguração, pela Associação Reabilitar. O contrato de gestão resultante dessa parceria tem a Secretaria Estadual de Saúde como entidade supervisora. O modelo de gestão é considerado um sucesso, tanto pela qualidade do serviço prestado quanto pela ampliação do número de atendimentos do Centro.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais