Cidadeverde.com

UPA do Renascença começou a funcionar nesta terça-feira (01)

Imprimir

A primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Teresina começou a funcionar às 7h, desta terça-feira (01). Em entrevista ao Notícia da Manhã, o secretário municipal de Saúde, Aderivaldo Andrade, ressalta que a nova unidade conta com ortopedista de plantão e capacidade para manter pacientes em estado grave até a transferência para uma UTI. 

A população terá acesso a clínico geral, pediatra, ortopedista, exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio X. Ao todo são 21 leitos e capacidade de atendimento de até 350 pacientes por dia.

"A UPA é para toda a região sudeste, que tem cerca 300 mil habitantes, e servirá ainda para desafogar o Hospital do Dirceu. Essa unidade é bem equipada, inclusive, com respiradores e semi-intensiva com capacidade para manter o paciente vivo até que ele seja transferido para uma UTI no HUT ou HGV. Além disso, temos ortopedista de plantão para atender crianças e adultos, e mais pediatras e clínicos 24h", disse o secretário. 

No geral, a unidade de saúde vai funcionar com equipe multiprofissional composta por seis médicos por plantão, equipes de enfermagem, serviço social, nutricionistas e equipes de apoio com um total de 261 servidores, profissionais da rede de saúde e remanescentes do concurso de 2011.

Para completar o quadro de pessoal será realizado concurso com 44 vagas, 18 para médicos clínico, 14 pediatras, 6 técnicos em gesso e 6 técnicos em patologia clínica. A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) executará o concurso. 

 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Notícia da Manhã

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais