Cidadeverde.com

Temperatura média no Piauí ultrapassa os 39°, diz meteorologista

Imprimir

Temperatura chegará aos 40º até dezembro no Piauí e umidade fica em 20% O mês de setembro começou e com ele o período mais quente do ano no Piauí. A previsão é que até dezembro os termômetros registrem temperaturas entre 35°C e 38°C, podendo chegar facilmente aos 40°C em algumas cidades do Estado, além da capital. A umidade relativa do ar apresenta níveis críticos, de apenas 20%, especialmente em Teresina e região Sul do Estado. 

"Na semana passada a temperatura ultrapassou a média de 39°C em algumas cidades piauienses, situação que se repete nestes dias. A tendência é que este ano seja ainda mais quente devido ao fenômeno meteorológico El Niño, que provoca o aquecimento das águas do pacífico tropical. O resultado disso é que o clima fica mais quente e sem chuvas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país. É preciso ficar atento para a umidade relativa do ar, que deve ficar abaixo de 20%, entre 16h e 17h. No ano passado, o índice chegou a 13% e este ano pode se repetir", explica a gerente de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Sônia Feitosa.

O período chuvoso no Piauí será retomado somente no fim de outubro e as condições atmosféricas atuantes nesse período no Estado reduzem a umidade relativa do ar, fazendo aumentar a evapotranspiração e a evaporação, contribuindo assim para elevar o déficit hídrico do solo e dos reservatórios de água existentes, ou seja, menos oferta de água.

Com a falta de chuvas e a intensificação do massa de ar seco e quente neste período, o número de focos de calor tende a aumentar no Piauí até meados de outubro, situação que contribui para aumentar também o número de focos de calor, de incêndio, que podem ser gerados espontaneamente ou provocados pela ação humana.

“Há os casos de queimadas que começam por focos de cigarros jogados no mato, mas há principalmente aqueles provocados pelo homem. No Piauí, a região que apresenta maior incidência é a do Cerrado, especialmente nos municípios de Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro”, finaliza Sônia Feitosa.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais