Cidadeverde.com

Após 80 casos de calazar humano, Piauí terá teste rápido para detectar doença

Imprimir

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) disponibilizará para os principais municípios do estado um teste rápido para detectar a leishmaniose, mais conhecida como calazar. A endemia é a segunda doença parasitária que mais mata no mundo – apenas a malária é mais mortal e é considerada uma das mais perigosas doenças tropicais negligenciadas.

No Piauí, 80 casos de calazar humano foram detectados com duas mortes em Parnaíba: um idoso e uma criança nos meses de abril e maio. E pelo menos 19 municípios são considerados endêmicos entre eles: Teresina, Picos, Bom Jesus e Parnaíba. 

De acordo com o diretor de vigilância e atenção à saúde da Sesapi, Hérlon Guimarães, os testes rápidos foram elaborados por um laboratório de Minas Gerais. “Atualmente utilizamos os testes da Fiocruz, mas estes novos são mais ágeis na análise do sangue, porém não são definitivos, se derem positivo é necessário fazer o ‘teste Elisa’ para realmente confirmar a doença. E ele pode ser realizado tanto nos humanos quanto nos animais”, declarou. 

Nesta quinta-feira(03), profissionais da saúde de Picos, Floriano, Parnaíba participam de um treinamento para que a partir de amanhã possam aplicar os testes em suas unidades. “Entramos em contato com o Ministério da Saúde para conseguir esses quites de teste já que estamos preocupados com o elevado número de casos proporcional à população nos nossos municípios e fomos atendidos”, destacou Hérlon Guimarães. 

.

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais