Cidadeverde.com

A flacidez da pele incomoda, mas é possível prevenir e amenizar esse problema

Imprimir

Afinamento da pele e perda de sustentação, tanto na face, como no corpo… A flacidez pode ser definida, resumidamente, como a falta de tonicidade da pele. Juliana Jordão (Curitiba – PR), médica pós-graduada em Dermatologia, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, com especialização em Laserterapia e Fotodermatologia na Skin and Laser Center of Boom (em Boom, na Bélgica), comenta que muitas mulheres identificam a chegada da flacidez quando sentem sua pele mais amolecida e percebem o surgimento de bolsas nas pálpebras, ou de excesso de pele no contorno mandibular e pescoço.

 

As principais causas da flacidez da pele

Embora a pele flácida incomode muitas mulheres, vale lembrar: trata-se de uma consequência do envelhecimento natural.

Marcelo Moreira, cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e membro da American Society of Plastic Surgery (ASPS), preceptor da residência médica de cirurgia plástica do Hospital Federal dos Servidores do Estado (RJ) e médico do serviço de cirurgia plástica e microcirurgia do Instituto Nacional de Câncer (INCa-RJ), explica que, a partir dos 25 anos, passa a ocorrer fisiologicamente uma diminuição das fibras elásticas, do tecido subcutâneo e do colágeno, resultando em despregamento de todas as camadas cutâneas.

Juliana ressalta que as causas da flacidez são diversas. Naturalmente, com o passar dos anos, diminui-se a produção de colágeno e, com isso, ocorre o afinamento natural da pele. “Além disso, temos reabsorção dos ossos da face e perda ou deslocamento da gordura que antes sustentava a pele na face. Com isso temos a sensação de que a pele está ‘caindo’, ‘derretendo’, enfim, perdendo a sua sustentação”, diz.

- Tabagismo
- A exposição solar excessiva
- Má alimentação. “Alimentos ricos em açúcar pioram o envelhecimento, e alimentos ricos em vitamina C e proteínas são essenciais para a produção de colágeno”, destaca a dermatologista Juliana
- Fatores genéticos
- Falta de exercício físico
- Perda de peso rápida


O cirurgião plástico Moreira comenta que a flacidez das partes do corpo envolve não apenas a flacidez da pele, mas também da musculatura. “Para cada região, uma técnica cirúrgica para remover o excedente cutâneo. Aqueles que sofreram grandes perdas ponderais de peso – independentemente da idade – costumam ter indicação de um lifting corporal. Nesse caso, o que ocorre é que a pele, antes ajustada para um volume maior, tem que se adaptar e ‘cobrir’ um volume bem menor, podendo gerar uma ‘sobra’”, diz.

Ainda de acordo com o cirurgião plástico, o que determina o grau dessa flacidez é o dano à elasticidade da pele. “Fatores importantes que contribuem com esse dano são, além do grau de aumento de volume, a idade da paciente, a tendência individual à perda de elasticidade, a elasticidade original da pele, a qualidade da irrigação sanguínea da área em questão, além de fatores externos, como o sol, o tabagismo, hábitos alimentares e o tipo de atividade física que a pessoa pratica, por exemplo”, diz.


Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais