Cidadeverde.com

Programa Amigos do Peito realizou mais de 600 mamografias no Piauí

Imprimir

Em três semanas, o Programa Amigos do Peito atendeu 682 mulheres para o rastreamento e diagnóstico do câncer de mama. Esses números referem-se ao atendimento realizado em Teresina, Colônia do Gurgueia, Elizeu Martins, Alvorada do Gurgueia, Manoel Emídio, Uruçuí, Sebastião Leal, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro. O território Tabuleiros do Alto Parnaíba não registrou nenhuma mamografia realizada no ano passado.

“Nossa prioridade é disponibilizar a carreta naqueles locais onde chamamos ‘vazios assistenciais’, ou seja, onde não houve registro de realização de mamografia naquele lugar. Ainda temos muitos roteiros a percorrer, mas certamente, esses números nos motivam a continuar a nossa corrida contra o câncer, atendendo às mulheres o mais próximo possível de seu município”, explica o secretário Francisco Costa. 

No território Tabuleiros foram atendidas 235 mulheres, como a dona de casa Rosa Maria Conceição, de 62 anos que fez a mamografia pela primeira vez. Moradora do bairro Aeroporto, em Uruçuí, a dona de casa fez a consulta com o médico da Saúde da Família, que fez o encaminhamento para a realização do exame. 

"A gente tem que se prevenir, tenho problema de coração e não tenho como ir a Teresina fazer um exame desses". Com renda mensal de um salário mínimo, dona Rosa sempre prezou pelo cuidado com a saúde. "Esse exame é a certeza de que pelo menos estou me prevenindo", afirma.

Os resultados dos exames serão disponibilizados aos municípios, que deverão encaminhar às mulheres atendidas. Caso se apresentem imagens sugestivas de câncer de mama, após a realização da mamografia, a mulher será encaminhada para serviço previamente pactuado, para realização de exames diagnósticos, como consulta com especialista, biópsia e anatomopatológico.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais