Cidadeverde.com

Safra do morango baixa o preço do quilo da fruta na Ceapi

Imprimir

O período de agosto a outubro marca a safra de morango, por isso, o preço da fruta está mais acessível ao consumidor. O quilo do produto pode ser encontrado no mercado da Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi) a R$ 13. Fora da safra, o quilo do morango chega a ser comercializado por até R$ 19.

Os estados que abastecem o mercado piauiense são: Ceará, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. De cor vermelha e com um sabor adocicado e suculento, a fruta é base de pratos e doces tradicionais que fazem sucesso nesse período, como bombons, as geleias, as tortas, os bolos, os sucos e saladas de frutas. No mercado da Ceapi, mais de trinta estabelecimentos comerciais, entre bancas e lojas, comercializam o produto. No local, há ainda um distribuidor que comercializa produtos direto do campo.

"Nossa produção fica na Chapada da Diamantina, na Bahia. Boa parte da nossa produção vem aqui para a Ceapi e daqui abastecemos boa parte do Piauí e Maranhão com o nosso produto", disse Raimundo Alves, permisionário da central piauiense.

Segundo a nutricionista Sarah Batista, a fruta tem poucas calorias, cerca de 36 kcal por xícara. Rica em vitamina C, fibras solúveis, potássio e alguns componentes funcionais do grupo dos bioflavonóides como a antocianina, substâncias que ajudam a evitar alguns tipos de câncer e são responsáveis pela coloração avermelhada do fruto.

Além da presença do ácido elágico, o morango também é rico em vitamina A e C e possui propriedades antioxidantes, ajudando a fortalecer o sistema imunológico que protege o organismo contra infecções.

“A vitamina C é muito importante na saúde dos tecidos em geral, já que esta participa na síntese de colágeno. Enquanto as fibras solúveis, principalmente a pectina, são aliadas na redução dos níveis de colesterol e promovem uma maior saciedade após o consumo, tornando a fruta uma excelente opção para quem deseja perder peso. O potássio é outro componente que equilibra a quantidade de sódio no organismo, evitando a retenção de líquidos”, explica a nutricionista.

Por ser uma fruta rasteira, o morango deve ser muito bem higienizado antes do consumo para garantir a sua segurança. Deve-se lavar em água corrente, retirando a terra da superfície. O ideal é mergulhar a fruta em uma solução com água sanitária (1 litro de água para 1 colher de sopa de água sanitária) por 15 minutos.

É importante utilizar o morango logo após a compra, pois a medida que a fruta é cortada e exposta ao ar e à luz, as propriedades nutricionais vão se perdendo ao longo do tempo.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais