Cidadeverde.com

Heráclito denuncia queimadas na Serra das Confusões

Imprimir

O deputado Heráclito Fortes (PSB) usou a tribuna da Câmara para denunciar as queimadas que estão acontecendo na Serra das Confusões. “Nesse final de semana eu fui a um compromisso político na cidade de Caracol e vi uma coisa que me deixou triste e de estarrecer: as queimadas que estão acontecendo na Serra das Confusões e a impotência do IBAMA por não ter equipamentos nem recursos para minimizar o problema”, disse Heráclito Fortes, ressaltando que vários quilômetros de áreas já foram devastados pelas queimadas.

Heráclito também alertou para o risco dos focos de incêndios se espalharem para outros municípios da região e apelou à ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, para que desloque para o Estado patrulhas aéreas de combate a incêndio para preservar o patrimônio.

“Eu faço este apelo em nome dos piauienses e, acima de tudo, da proteção ambiental e espero que o governo federal tome providências no sentido de combater esses incêndios”, disse Heráclito, lembrando que a região também sofre com o desmatamento predatório devido à invasão de carvoeiros.

O Parque Nacional da Serra das Confusões foi criado em 2 de outubro de 1998. Com uma área de 823 837 ha, é considerado o maior parque do Piauí e da região nordeste do Brasil. Seu território está distribuído pelos municípios de Alvorada do Gurguéia, Bom Jesus, Brejo do Piauí, Canto do Buriti, Caracol, Cristino Castro, Curimatá, Guaribas, Jurema, Redenção do Gurgueia, Santa Luz e Tamboril do Piauí.

O Parque tem como principais objetivos o resguarde de uma amostra significativa dos ecossistemas presentes no bioma de caatinga, que se encontra ainda bastante preservada no estado do Piauí, possuindo grande beleza cênica e alto valor histórico, cultural e científico. Com Sua administração está atualmente a cargo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais