Cidadeverde.com

1ª Feira Casa Moda Piauí reúne a diversidade do nosso artesanato

Imprimir

Uma das formas de valorizar nossos artesãos é possibilitar a divulgação e comercialização do que eles produzem. Nesse viés, a Prefeitura de Teresina tem oferecido apoio para que esses produtores tenham uma maior visibilidade através da participação em feiras, a exemplo da 1ª Feira Casa Moda Piauí, que está sendo realizada desde a última quarta-feira (16), no Splendore Buffet. O evento segue até hoje (17), das 16 às 23 horas, reunindo e destacando a diversidade do nosso artesanato.


 
A artesã Teresinha Martins, umas das 39 mulheres que integram a Cooperativa de Artesanato do Poty Velho (Cooperart-Poty), está tendo a oportunidade de expor e vender suas produções na Feira Casa Moda. Para ela, participar de feiras é uma estratégia importante para mostrar a qualidade do que é feito na capital.

“Quando a gente traz os produtos do Polo Cerâmico para feiras desse tipo estamos querendo mostrar para o público que fazemos peças de qualidade, com bom acabamento e por preços acessíveis. Além disso, conseguimos fazer com que as pessoas visitem o Polo para conhecer mais. Então vejo que participar de feiras é uma coisa maravilhosa. O principal de tudo isso é divulgar nosso trabalho”, relata a ceramista, que se dedica ao ofício há aproximadamente 15 anos.
 
A tecelã Raimunda Alves, da Associação dos Tecelões do Dirceu I, é mais uma das produtoras participantes do evento. A qualidade do trabalho produzido por esses artesãos chamou atenção no primeiro dia da Feira Casa Moda. O grupo levou uma variedade de peças, que iam desde tapetes até redes, oferecidos por preços bem acessíveis.  

“Acho muito bom participar de um evento como esse, que ajuda a dar uma maior visibilidade para a gente. Nossos produtos realmente precisam ser trazidos para locais assim, para serem ainda mais valorizados. Quando as pessoas olham, elas sempre elogiam. Se levarem para casa, podem ter certeza que estão levando produtos de grande durabilidade”, disse a artesã.
 
Além das tradicionais cerâmicas do Polo Cerâmico do Poty Velho e da tecelagem produzida no bairro Dirceu, o público que passar pelo espaço assinado pela Prefeitura de Teresina, através de sua Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), também poderá apreciar e adquirir uma variedade de peças artesanais, como os bordados delicados da Associação da Central de Compras das Bordadeiras de Teresina (ACCBT) e da Associação Arte Popular, dos kits cozinha da Associação Mistura de Arte.

Peças da arte santeira, feitas por grandes mestres piauienses, são mais uma das formas do nosso artesanato que podem ser encontradas no espaço assinado pela Semest. Além disso, outros grandes atrativos estão sendo os móveis produzidos a partir do uso da madeira do buriti e da reutilização de pneus usados. As vassouras ecológicas, confeccionadas a partir do reaproveitamento de garrafas PETs, são outro produto que vem sendo desenvolvido com apoio da Prefeitura de Teresina e que ganharam espaço na referida feira.

De acordo com o gestor da Semest, Olavo Braz, é essencial que os artesãos tenham espaços em grandes feiras e divulguem seus produtos. “Feiras como essa contribuem para que esses produtores mostrem o volume e a qualidade do que produzem. São meios eficazes e intensivos de expor e comercializar seus trabalhos. Por isso a Prefeitura de Teresina tem buscado cada vez mais oportunizar a participação dos nossos artesãos em feiras locais, nacionais e até internacionais”, destaca o secretário.  

A 1ª Feira Casa Moda Piauí está concentrando diversas lojas dos segmentos de móveis, artigos decorativos e design. A estimativa de público durante os dois dias do evento chega a cerca de 10 mil pessoas.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais