Cidadeverde.com

Interpi faz reunião com sindicato de Uruçuí e Fetag para evitar conflito

Imprimir

A situação das 200 famílias que vivem na comunidade tradicional Morrinhos, no município de Uruçuí, onde está havendo um conflito agrário por causa da chegada de pessoas estranhas no local com o intuito de realizarem demarcações sem a autorização do Governo do Estado, foi discutida nesta quinta-feira (17), no Instituto de Terras do Piauí (Interpi).

O imóvel em disputa tem área de 23 mil hectares e ainda em 1990 motivou uma ação judicial por parte de um grupo empresarial, mas o processo foi paralisado pelo fato de os moradores terem ganhado a causa na justiça.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Uruçuí (STTR) procurou a direção do Instituto para evitar a ocorrência de um confronto entre as famílias que moram da localidade que foi fundada há mais de 150 anos e os supostos agenciadores ou grileiros que estariam, segundo a entidade, se passando por técnicos do Interpi e que estariam na área fazendo georreferenciamento das terras. 

A reunião foi coordenada pelo secretário Estadual de Regularização Fundiária (Interpi), José Osmar Alves, e contou com a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Uruçuí, Marcelo Leite da Cruz, do diretor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-PI), Evandro Luz, do representante da Associação dos Moradores de Morrinhos, Geneval Ribeiro, do assessor dos movimentos sociais da região, João Carlos, e de técnicos do Instituto. "A gente veio ao Interpi para evitar um problema maior e um confronto com esse pessoal que está chegando agora na nossa região dizendo que é funcionário do Interpi e que diz estar lá para realizar georreferenciamento das terras", afirmou João Carlos.

O secretário de Regularização Fundiária, José Osmar Alves, disse que o Instituto não enviou técnicos à comunidade Morrinhos e que vai enviar uma equipe do órgão à localidade a partir da próxima segunda-feira para realizar um trabalho junto ao cartório. Ele solicitou o contato da pessoa que está na comunidade se passando por técnico do Interpi, para falar com ela e obter mais informações.

"Queremos conversar com essa pessoa para saber detalhes sobre o que ela está fazendo, mas também vamos enviar uma equipe do órgão para verificar a situação da área de Morrinhos no cartório de Uruçuí. A nossa missão é evitar conflitos e regularizar todas as terras do Piauí. Determinamos também que a procuradoria do nosso Instituto faça um estudo sobre a situação do processo referente a Morrinhos", explicou José Osmar Alves.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Interpi