Cidadeverde.com

Governo recebe presidente da SBPC e estuda implantação de 15 museus no PI

Imprimir

O governo do Estado do Piauí estuda as possibilidades de implantação de quinze museus e a revitalização dos já existentes no estado, como o Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato. Para isso, na próxima segunda-feira (28), a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), professora doutora Helena Nader, vem ao Piauí com o intuito de apresentar e discutir propostas de investimento e financiamento para a área.

A agenda da presidente da SBPC no Piauí começa na manhã da segunda-feira (28), às 10h, com uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado. À tarde, a professora doutora Helena Nader tem uma reunião com o governador Wellington Dias, às 16h, no Palácio de Karnak. Dando continuidade à programação de sua visita ao Piauí, ela segue para uma audiência às 18h na Câmara Municipal.

Na terça-feira (29), com o intuito de apresentar oficialmente os projetos à comunidade científica, a professora doutora Helena Nader participa de uma reunião às 8h na sede da Fapepi. Encerrando sua agenda no Piauí, a presidente da SBPC se reúne com o prefeito de Teresina, Firmino Filho, às 10h30, na sede da Prefeitura.

Para o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Francisco Guedes, a parceria da Fapepi com as instituições envolvidas é fundamental para a busca de auxílios. “Iremos tratar da necessidade da criação de museus de ciências no Piauí. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), já possuem algumas propostas interessantes, mas precisamos ter apoio para a implantação desses projetos e revitalização dos existentes”, enfatiza Francisco Guedes.

O secretário da SBPC Piauí, Willame Carvalho, explica o que será abordado nas audiências. “Vamos divulgar o encontro regional da SBPC, que vai acontecer no próximo ano em São Raimundo Nonato e também aproveitaremos para ampliar a campanha dos museus de ciência. Nós queremos instalar no Piauí 15 museus de ciência, tanto com o apoio do Governo do Estado do Piauí, como das instituições, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), a UFPI e a Uespi, para dar uma maior visibilidade à popularização da ciência”, declarou.

O reitor da UFPI, José Arimatéia, destaca a importância da parceria entre as instituições para o progresso da área de CT&I no estado. “A presença da presidente da SBPC no Piauí é uma oportunidade grande que nós temos de apresentar nossas demandas e o apoio da Universidade Federal do Piauí na apresentação desses projetos é muito importante. Então, a Fapepi e a SPBC regional podem contar com a nossa presença e com o nosso apoio”, declarou.

Para o reitor da Uespi, Nouga Cardoso, “receber a presidente de uma instituição importante como a SBPC, principalmente para discutir a questão dos museus de ciência, certamente induzirá na comunidade acadêmica perspectivas de formação relevantes para a comunidade piauiense”.

Estarão presentes nas audiências representantes da SBPC Piauí, do Setor de Tecnologia e Inovação, da Comunidade Científica do Piauí, da Comissão de Saúde, Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Piauí, além de deputados e autoridades envolvidas com o desenvolvimento científico do Estado.

A SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil, que realiza encontros regionais e nacionais para discutir políticas públicas em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no país.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais