Cidadeverde.com

Vacinação contra a raiva acontece neste sábado nas zonas rurais Norte e Leste

Imprimir

Acontece neste sábado (26) mais uma etapa da Campanha de Vacinação Contra a Raiva, coordenada pela Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Amanhã será a vez de vacinar cães e gatos das zonas rurais Norte e Leste.

Cerca de 30 equipes de técnicos estarão percorrendo as localidades de nove povoados da zona rural, imunizando os animais em cada propriedade. “Na zona rural a logística de vacinação é diferente da zona urbana, onde montamos pontos fixos de vacinação. Nos povoados rurais nós vamos nas residências de cada localidade para vacinar os cães e gatos”, explica Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses.
 
Neste sábado serão contemplados com a vacinação os seguintes povoados: Dois Irmãos, Campestre, Bela Vista e Boa Hora (zona rural Norte), Soinho, Coroatá, Santa Luz, Cacimba Velha e Santa Teresa (zona rural Leste). A meta é vacinar amanhã cerca de seis mil animais.
 
“Há mais de 20 anos Teresina não registra casos da doença em humanos residentes no município. Este é o resultado da boa cobertura vacinal que a cidade apresenta todos os anos. A vacina é a forma de prevenção mais segura contra a Raiva e, para que possamos continuar com essa estatística positiva da doença em nossa cidade, a melhor forma é a vacinação, que é disponibilizada para toda a população de forma gratuita”, explica Oriana.
 
No dia 03 de outubro serão vacinados os animais dos povoados das regiões rurais Sul e Sudeste de Teresina. Na etapa urbana, que ocorreu no último dia 12 de setembro, Teresina superou a meta de vacinação, quando foram imunizados 121.456 cães e gatos em toda a capital. Este valor corresponde a 102% do estimado pela FMS, que era de 118.370 animais. “A meta da FMS é vacinar de uma forma geral, entre zona urbana e rural, um total de 135 mil animais”, lembra Oriana Bezerra.
 
A Raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central, que pode acometer todos os mamíferos. A única forma de prevenção é a vacinação dos cães e gatos domésticos, que podem ser transmissores da doença. Teresina não registra casos de raiva em seres humanos desde o ano de 1986. Já o último caso em animais aconteceu em 2011, com um cão que foi infectado no interior do estado.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais