Cidadeverde.com

Após ameaça de ação, governo apresenta projeto para ampliar CEM em mais de 40 vagas

Imprimir
  • cem5.jpg Maria Romero
  • cem4.jpg Maria Romero
  • cem3.jpg Maria Romero
  • cem2.jpg Maria Romero
  • cem1.jpg Maria Romero

Durante reunião no Ministério Público do Piauí, o secretário de Assistente Social e Cidadania (Sasc), Henrique Rebelo, o diretor de unidades de medidas socioeducativas Anselmo Portela e técnicos da Sasc apresentaram o modelo de ampliação e reforma do Centro Educacional Masculino (CEM). A reunião, que ocorreu nesta sexta-feira (25), teve como objetivo assinatura de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) após cobranças do MP.

Para o promotor Maurício Verdejo, o projeto atende perfeitamente ao que foi solicitado pelo Ministério Público. Ele comentou os recentes acontecimentos no CEM e destacou que houve negligência no tratamento da situação de Gleison. 

“As pessoas responsáveis na época, por garantir a segurança daquele adolescente podem responder ainda a um processo administrativo e ficarem permanentemente impedidas de assumir qualquer cargo comissionado no governo. O projeto apresentado atende bem ao que foi solicitado, hoje já vamos tentar estabelecer um prazo, para que tudo isso seja implantado”, disse Verdejo.

Participou ainda da reunião a defensora pública Allyne Patrício, para ela, o principal problema que deve ser resolvido de imediato e que poderia ser evitado os recentes problemas na unidade, é o aumento da quantidade de educadores.

“Há dias em que no CEM há um educador para mais de 30 adolescentes. A situação de vulnerabilidade é extrema e não garante a segurança nem dos jovens e nem dos profissionais", disse ela.

A previsão é de ampliação de 41 vagas e reforma de dez espaços. De acordo com o secretário ainda não há previsão de orçamento ou prazo para início e finalização das obras. De imediato, deve haver a contratação de 60 educadores sociais, garantindo um total de 12 por plantão. 

“Hoje nós temos uma média de seis educadores por plantão, que infelizmente não é suficiente para garantir um bom funcionamento do Centro. Isso será resolvido de imediato, para o início da reforma, basta que o projeto seja aprovado nesta reunião”, declarou o secretário Henrique Rebelo. 

Projeto

Está previsto no novo projeto, ampliação da guarda, dos alojamentos para os jovens, do setor administrativo, uma cozinha própria e um módulo de saúde que funcionará como uma mini UBS (Unidade Básica de Saúde) no CEM.

Será melhorado um espaço para visita íntima, realização de oficinas e será construída uma lavanderia que hoje não existe no espaço. O projeto segue os moldes determinados pelo Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo) e pela Anvisa.      

 

Flash Maria Romero
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais