Cidadeverde.com

Funcionários do INSS realizam assembleia e decidem acabar greve

Imprimir

Ampliada às 14:42.

Após assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (25), servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiram pelo fim da greve. O atendimento será reestabelecido na próxima segunda-feira (28).

"Vamos ter o aumento de 10,88% (em dois anos), a incorporação das gratificações- GDASS (em três anos) e alguns pontos mais específicos como vale-refeição e auxílio-creche que fizeram com que a categoria reavaliasse e voltasse ao trabalho", explicou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado do Piauí (Sintsprev-PI), Antônio Machado.

No entanto, os funcionários continuarão em estado de greve. "Não dá para confiar 100%, em qualquer momento em que seja necessária a volta nós estaremos novamente nessa luta", pontuou Antônio Machado.

Publicada às 11:38.

Cerca de 60 servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão em assembleia para discutir o fim da greve que já dura 78 dias. De acordo com  Antônio Machado, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado do Piauí (Sintsprev-PI), o Governo apresentou proposta de aumento de 10,88% (em dois anos), além de incorporação das gratificações- GDASS (em três anos), a extinção de medidas repressivas, aumento do vale-refeição e auxílio-creche, bem como promoções com o interstício de 12 meses. 

"Estamos em assembleia para saber se a proposta será ou não aprovada. A orientação da federação em Brasília é pelo fim da greve hoje e retorno das atividades na próxima segunda-feira (28). A proposta do Governo está longe do que a gente esperava. De toda forma é uma vitória, porém, um avanço pequeno. A nossa luta vai continuar sempre", disse Machado. 

A paralisação é nacional e já dura 78 dias. No Estado, das 32 agências, 27 foram afetadas. As principais reivindicações dos grevistas eram aumento de 27%, a incorporação das gratificações em um ano, 30h para todos os servidores. 

Com a greve, procedimentos importantes estavam suspensos, inclusive,  a perícia médica, exigida para o cidadão receber benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, aposentadoria especial e para reconhecimento de acidentes de trabalho.

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais