Cidadeverde.com

Amigos do Peito deve realizar dois mil exames em nova etapa no PI

Imprimir

O Programa Amigos do Peito continua seu roteiro na prevenção e rastreamento do câncer de mama. Iniciando na próxima segunda-feira (28), em São Pedro, a iniciativa vai percorrer, até o final do ano, 29 municípios, atendendo a 2.000 mulheres pelo interior do Piauí. Com essa meta, a Secretaria de Estado do Piauí fecha o ano com 2.682 exames realizados.

Voltado prioritariamente às mulheres entre 50 a 69 anos de idade, o Programa Amigos do Peito visa atender aproximadamente 20 mil mulheres a mais, por ano, em todo o Estado. Equipada com dois equipamentos de mamógrafo e um de ultrassom, ofertando os serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cada carreta tem capacidade de realizar 40 procedimentos de mamografia por dia.

Para ter acesso aos exames ofertados pelo Programa Amigos do Peito é necessário que a mulher tenha o encaminhamento da unidade de saúde do seu município. “É importante que a paciente procure a unidade mais próxima de sua casa ou procure mais informações na secretaria municipal de saúde”, fiz o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

A mulher atendida pelo Programa e que apresentem imagens sugestivas de câncer de cama, após a realização da mamografia, será encaminhada para serviço previamente pactuado, para realização de exames diagnósticos, como consulta com especialista, biópsia e anatomopatológico.

Em 2014, o Piauí registrou 152 óbitos por neoplasia maligna e a estimativa é que 520 novos casos sejam registrados nos anos 2014/2015 no Piauí.

Municípios contemplados
São Pedro do Piauí
Amarante
São Francisco do Piauí
Paes Landim
Socorro do Piauí
São João do Piauí
Capitão Gervásio Oliveira
Campo Alegre do Fidalgo
João Costa
Itaueira
Rio Grande do Piauí
Flores do Piauí
Pajeú do Piauí
Canto do Buriti
Tamboril do Piauí
Brejo do Piauí
Pavussu
Bom Jesus
Currais
Santa Luz
Cristino Castro
Palmeira do Piauí
Redenção do Gurgueia
Corrente
Cristalândia do Piauí
Sebastião Barros
Parnaguá
Riacho Frio
São Gonçalo do Gurgueia

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais