Cidadeverde.com

Auditores pedem apoio de deputados para aprovar PEC contra sonegação

Imprimir

Os três parlamentares da bancada federal que participam da Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados, Júlio César (PSD), José Maia Filho (Partido da Solidariedade) e Rodrigo Martins (PSB), reuniram-se, nesta sexta-feira (25), com os Auditores da Receita Federal do Brasil no Piauí, para tratarem da aprovação, no Congresso Nacional, de leis que valorizam os fiscos.

Também participaram da reunião, o Delegado da Receita Federal do Brasil em Teresina (3ª R.F.), Gildásio Barbosa Rêgo, e representantes do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (SINDIFISCO) e da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP).

Na oportunidade, os auditores pediram especial atenção e apoio dos parlamentares presentes e de toda a bancada do Piauí em relação à aprovação da PEC 186 de 2007, que visa estabelecer uma Lei Orgânica para os fiscos da União, Estados e Municípios, e é uma ferramenta essencial para combater a sonegação, que hoje é responsável por uma perda de cerca de R$ 500 bilhões na arrecadação do país. Eles também fizeram um convite para que os deputados compareçam à audiência pública em favor da PEC 186/2007, que será realizada, no próximo dia 30, das 9h00 às 13h, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Todos dos três parlamentares declaram apoio ao pleito e o deputado Júlio César ainda anunciou uma boa notícia, que vai tentar convencer os líderes de partidos a priorizarem esta pauta para votação. “Já existe um requerimento da deputada Teresa Cristina, do Mato Grosso, e vamos, na reunião do Colégio de Líderes, convencer esses líderes a pautarem essa PEC, que trata da valorização do fisco brasileiro, a exemplo do que já aconteceu com o pessoal dos da AGU, polícia Federal e Ministério Público. O fisco tem um papel muito importante no processo de arrecadação, mas está muito defasado, desestimulado e com a receita caindo, sendo um dos motivos, além da queda da economia, esse desestímulo que existe dentro da Receita Federal do Brasil”, enfatiza Júlio César.

Para o Delegado da Receita Federal do Brasil em Teresina (3ª R.F.), Gildásio Barbosa Rêgo, a reunião foi muito proveitosa porque os parlamentares entenderam a importância do pleito, principalmente no momento delicado na economia que o Brasil vive. “O objetivo dos auditores é permanecer sendo relevantes para a sociedade. Eles têm contribuído com a sociedade, uma vez que com a arrecadação da Receita Federal temos conseguido manter o Estado com as Receitas que  necessita. Mas, nos últimos meses, a maneira como o Governo Federal tem tratado os auditores, infelizmente, têm desestimulado a Casa”, enfatiza do delegado.

Por conta desse desestímulo, Gildásio comenta que muitas medidas de incremento da arrecadação têm deixado de ser implantadas. “A participação dos parlamentares é para demonstrar, que apesar de tudo, a gente está disponível para colaborar com a sociedade. E o queremos é que o governo entenda também que ele precisa de nós”, comenta o Delegado da Receita Federal do Brasil em Teresina.

Ele acrescente que nós últimos 20 anos, todas as vezes que o Brasil teve crise, a Receita estava lá colaborando, o que não está acontecendo agora. 

Valorização dos fiscos é importante para ajudar no combate à crise 

Um dos efeitos da desvalorização da categoria é a queda da arrecadação, federal, que já repercute inclusive no Déficit do Orçamento da União. Segundo Gildásio, a arrecadação de agosto e julho foi a pior dos últimos cinco anos, o que repercute bastante nos Estados e Municípios, principalmente aqueles que dependem mais das transferências da União, como é o caso do Piauí, porque reduz o FPE e FPM.

Segundo o vice-presidente de políticas salarias da ANFIP, Silvano Alencar, na medida em que a Receita perde prestígio dentro da administração, também é reduzida a arrecadação. “As receitas vêm caindo, e não é apenas por conta da crise. Em outras crises que o Brasil já enfrentou, até mais grave do que essa, a Receita, com toda a sua inteligência e esforço, diminuía os efeitos da queda da arrecadação, que atualmente é expressiva, porque a Receita se sente desprestigiada. Então precisamos fortalecer a Receita”, enfatiza.

O presidente da delegacia sindical do SINDIFISCO no Piauí, Jônatas Portela Menezes, disse que os auditores querem chamar a atenção da sociedade e dos parlamentares, consequentemente, do Governo, porque têm soluções que poderiam ajudar o país a enfrentar a crise. “Nós auditores fiscais e o SINDIFISCO nacional temos estudos e soluções caseiras que poderiam ajudar o Brasil, se fossem transformados em arranjos legais ou leis. Precisamos dos parlamentares para que eles possam convencer as autoridades governamentais de que essas soluções, para que eles possam nos ajudar a convencer o governo que as soluções que a Receita Federal têm poderiam salvar o Brasil dessa situação de crise orçamentária”, declara Jônatas.

Ele também aproveitou para agradecer a receptividade dos parlamentares piauienses durante o trabalho parlamentar para inclusão dos auditores fiscais da receita federal na PE.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais