Cidadeverde.com

Deputado quer fisioterapeutas 24h em centros de terapia intensina

Imprimir

O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (PMDB), apresentou Indicativo de Projeto de Lei º 25, de 21 de setembro, que prevê a presença em caráter permanente de fisioterapeutas nos Centros de Terapia Intensiva (CTIS) na rede pública estadual conforme prevê a Constituição Federal de 1988. Para cada 10 leitos nos Centros de Tratamento do Estado deverão conter com a presença de um profissional fisioterapeuta nos hospitais e clínicas nos horários da manhã, tarde e a noite, durante 24 horas.
 
Dessa forma os profissionais deverão ficar disponíveis em tempo integral para atendimento dos pacientes internados nos CTIS.
 
A saúde, segundo o deputado é um direito fundamental do cidadão. A avaliação clínica e de mecânica respiratória estática e dinâmica, se faz necessário nesses casos. O fisioterapeuta é uma categoria reconhecida e disciplinada através do Conselho Federal de Fisioterapia.
 
O artigo 4º do Indicativo define que o fisioterapeuta deverá ter as seguintes especialidades: especialista em fisioterapia respiratória, especialidade em terapia intensiva adulta e pediátrica ou especialidade em fisioterapia cardiovascular. A lei estabelece que a partir de dois anos torna-se obrigatório o profissional ter esses títulos para o exercício da função.
 
A medida visa capacitar o profissional para a prevenção de complicações clínicas a exemplo da pneumonia, lesões traumáticas das vias aéreas.

Fonte: Alepi

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais