Cidadeverde.com

Amigos do Peito inicia exames de mamografia em São Pedro do Piauí

Imprimir

O Programa Amigos do Peito chegou ao município de São Pedro do Piauí, a 117 km ao sul de Teresina, e, nos próximos dois dias (28 e 29), realiza 80 exames de mamografia. Esta ação da Secretaria de Estado da Saúde objetiva identificar o câncer de mama precocemente, ofertando exames de mamografia.

Com 13.639 habitantes, foram identificadas 1.994 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos no município de São Pedro do Piauí, mostrando uma demanda reprimida, como é a história da dona Joana Balbino da Silva, 63 anos, que é dona de casa e nunca fez o exame de mama. “No ano passado, eu tentei um encaminhamento para fazer esse exame em Teresina, mas até hoje não tinha dado certo. Fico feliz por ter conseguido, principalmente, em minha cidade”, disse.

As mulheres atendidas pelo Programa e que apresentarem imagens sugestivas de câncer de cama serão encaminhadas para serviço previamente pactuado, para realização de exames diagnósticos, como consulta com especialista, biópsia e anatomopatológico.

O prefeito de São Pedro do Piauí, Raimundo Ferreira, parabenizou o secretário estadual de Saúde, Francisco Costa, pela iniciativa. "É um benefício para o nosso povo, principalmente, porque esse programa vai gerar acompanhamento às mulheres”, disse.

“Sabemos da necessidade das mulheres do nosso município e, essa é uma ação louvável do Estado em realizar trabalhos grandiosos pela melhoria da saúde”, reforçou a vereadora Rosélia Carvalho, proponente da ida do Programa ao município.

A carreta está equipada com dois equipamentos de mamógrafo e um de ultrassom, ofertando os serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por dia, a carreta tem a capacidade de realizar 40 procedimentos de mamografia.

Até o final do ano, 29 municípios serão contemplados, atendendo a 2.000 mulheres pelo interior do Piauí. Com essa meta, a Secretaria de Estado do Piauí fecha o ano com 2.682 exames realizados.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Saúde