Cidadeverde.com

Saiba que dicas seguir para evitar trombose após a cirurgia

Imprimir

 

Para evitar a trombose depois da cirurgia é preciso começar andando lentamente mal o médico dê indicação, ?mexer as pernas e os pés enquanto está deitado e tomar remédios anticoagulantes para deixar o sangue mais fino, como heparina, por exemplo.

A trombose, que é a formação de coágulos ou trombos no interior dos vasos sanguíneos das pernas, pode surgir no pós-operatório de uma cirurgia principalmente quando esta é complexa ou demora mais de 30 minutos, como cirurgia ao coração ou ao abdômen, como no caso de cirurgia bariátrica.

Isto ocorre porque a imobilização durante a cirurgia, faz com que o sangue fique mais grosso e se desenvolvam coágulos, que na maioria dos casos se formam nas primeiras 48 horas depois da cirurgia até ao 7º dia do pós-operatório, causando vermelhidão na pele, calor e dor na perna. Veja mais sintomas em: Trombose Venosa Profunda.

 

Para prevenir a ocorrência de trombose depois de uma cirurgia, o médico deve indicar:

Caminhar logo que possível: o paciente operado deve caminhar logo que tenha pouca dor e não corra risco de a cicatriz romper, pois o movimento do sangue diminui o risco de trombose. Normalmente, o paciente pode andar aio final de 2 dias, porém depende da cirurgia;
Elevar as pernas: esta técnica facilita o retorno do sangue ao coração e diminui o inchaço das pernas;
Fazer exercícios com as pernas: o paciente deve movimentar os pés e as pernas, dobrando e esticando cerca de 3 vezes ao dia;
Calçar meia elástica: o médico pode recomendar o uso de meias de compressão ainda antes da cirurgia e só devem ser tiradas uma semana depois para fazer a higiene do corpo;
Fazer massagem nas pernas de 3 em 3 horas;
Tomar remédios para o sangue ficar mais fino: o médico pode indicar o uso de medicamentos anticoagulantes, que pode ser em comprimidos como Enoxaparina ou Aspirina ou em injeções na pele, como Heparina de normalmente devem ser tomados durante pelo menos 1 semana.
Além disso, o médico pode recomendar a estimulação elétrica de músculos da panturrilha e a compressão pneumática externa intermitente, que é feita com aparelhos que estimulam os movimentos do sangue em pacientes que não conseguem fazer movimentos das pernas, como indivíduos em coma.

 

Fatores que aumentam o risco de trombose

O risco de ocorrer uma trombose depois de uma cirurgia é maioria quando o paciente tem mais de 60 anos, principalmente idosos acamados, após acidentes ou AVC, por exemplo.

 

No entanto, outros fatores podem aumentar o risco de ter uma trombose venosa profunda depois de uma cirurgia, como:

- a cirurgia é feita com anestesia geral ou peridural;
- o individuo tem câncer e está fazendo quimioterapia;
- o paciente tem sangue do tipo A;
- o individuo tem doenças no coração, como insuficiência cardíaca ou problemas no sangue como trombofilia ou varizes;
quando a mulher toma anticoncepcional, como pilula;
- se a cirurgia foi feita durante a gestação ou logo após o parto;
- caso o individuo tenha uma infecção ou excesso de peso.

 

Quado ocorre a formação de um trombo devido a uma cirurgia, há grande chances de desenvolver embolia pulmonar, pois os coágulos diminuem ou obstruir a passagem de sangue alojando-se nos pulmões. Além disso, também pode ocorrer inchaço, varizes e pele acastanhada nas pernas, que em casos mais graves, pode levar a gangrena, que é a morte das células devido à falta de sangue.

 

 

Fonte: Tua Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais