Cidadeverde.com

Representante do TSE participa de sessão sobre Justiça Eleitoral proposta por Graça Amorim

Imprimir

Os 70 anos da reinstalação da Justiça eleitoral no Brasil será relembrada em sessão solene na Câmara Municipal de Teresina. A proposição é da Vereadora Graça Amorim. Participará do evento um representante do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Dutra Janino, que ministrará palestra  com o tema "A evolução do voto no Brasil - segurança do voto eletrônico". Giuseppe é secretário de tecnologias da informação do TSE.

A sessão será realizada no dia 1º de outubro, quinta-feira, às 19 horas, no plenário Vereador José Omatti. "Nossa intenção é lembrar e exaltar a reinstalação da Justiça Eleitoral no Brasil ocorrida há 70 anos no Governo Getúlio Vargas, quando foi promulgada a Lei de alistamento eleitoral e as eleições", destacou a vereadora Graça Amorim.
 
A Justiça Eleitoral é um órgão de jurisdição especializada que integra o Poder Judiciário e cuida da organização do processo eleitoral (alistamento eleitoral, votação, apuração dos votos, diplomação dos eleitos, etc.)
 
A Vereadora Graça Amorim explica porque se fala reinstalação da Justiça Eleiotral: "As atividades da Justiça Eleitoral haviam sido interrompidas durante o Estado Novo pelo governo de Getúlio Vargas. As eleições foram suspensas no período de 1937 a 1945, quando foi criado o TSE e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) em cada estado e no Distrito Federal".

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais