Cidadeverde.com

Estou gorda ou inchada? Especialista explica as diferenças entre sobrepeso e inchaço

Imprimir

Naqueles dias em que a calça jeans se recusa a fechar e nenhuma roupa parece ficar boa, normalmente surge a pergunta: será que engordei ou estou apenas inchada? Tanto a gordura quanto a retenção de líquidos podem fazer diferença na balança, mas com algumas medidas simples é possível identificar se você sofre de excesso de peso ou não.

 

 

Obesidade

Criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o IMC (Índice de Massa Corpórea) é a forma mais técnica de descobrir se uma pessoa está no seu peso ideal. Contudo, como pessoas com o mesmo IMC podem ter corpos (e saúde!) muito diferentes, a nutricionista Nathália Fonseca, afirma que os sintomas da obesidade merecem mais atenção do que o resultado mostrado pela tabela. “Pressão alta, alteração na glicose do sangue, falta de fôlego para caminhar, dor nas articulações e ronco excessivo são os principais sinais de que uma pessoa está obesa”, diz.

Esses problemas aparecem porque a gordura deixa de ser localizada e passa a ser generalizada, ou seja, se concentra nos órgãos e entre eles, comprometendo as funções do organismo. “A obesidade gera um desequilíbrio metabólico e precisa ser tratada adequadamente”, afirma a profissional.


Inchaço 

 Ao longo do dia, o organismo pode reter líquidos que vão fazer a diferença nos ponteiros da balança (e na calça jeans). O inchaço acontece por fatores hormonais (principalmente durante o período menstrual) e também está ligado ao tipo de alimentos que consumimos. “Além dos alimentos ricos em sódio, aqueles com grandes doses de açúcar, farinha branca e gordura hidrogenada favorecem o acúmulo de líquido dos tecidos”, esclarece Nathália.


Como saber se estou inchada?

Para saber se você engordou ou está apenas inchada, a dica da profissional é fazer uma “dieta anti-inchaço” por um ou dois dias. “Beba bastante água e faça refeições leves, com grelhados, saladas e legumes. Invista nas frutas cítricas e nos chás com ação diurética, como cavalinha e hibisco. Dois copos são o suficiente para obter os benefícios”, diz. Se no fim desse ciclo a barriguinha estiver menor, era apenas inchaço.

 

Teste rápido para identificar inchaço

A nutricionista Evelin Siqueira tem outra dica para descobrir se é gordura ou retenção de líquido: basta apertar a pele por dois segundos e observar. Se a marca do dedo ficar por três segundos, há líquido retido nos tecidos periféricos. Se isso não acontecer, existe aumento de gordura.


Fonte: Bolsa de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais