Cidadeverde.com

Igreja São Benedito será iluminada de rosa a partir desta quinta-feira

Imprimir

A Igreja São Benedito mais uma vez será iluminada de rosa  a partir da noite desta quinta-feira (01). A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, que começa neste primeiro dia do mês , dedicado ao combate ao câncer de mama no Brasil. A iluminação ficará no local até o próximo sábado (04), quando acontece a caminhada do Outubro Rosa 2015, evento com expectativa de receber cerca de 4 mil pessoas em prol da conscientização sobre a importância do exame da mama.

O presidente de honra da fundação,  o médico piauiense Luiz Ayrton Santos Junior, afirmou que este ano a campanha tem como mote o tratamento igualitário a todas as mulheres com metástase. "'Todas Nós Somos Maria' é o nome que leva nossa campanha e todas as mulheres devem ser tratadas iguais. O foco esse ano é para as famílias. Mesmo com a doença, avançada ou não, ela deve ser tratada de modo igual", afirmou o médico.

Durante o percurso, que sai da avenida Frei Serafim e vai pela rua Goiás, será formado um grande laço rosa, símbolo da causa. Ao chegar na sede da FMCS,haverá palestras, shows e as mulheres farão o cadastro para o exame gratuito.

O movimento pretende conscientizar as mulheres sobre a  importância do exame da mama e, também,  mostrar aos governantes a necessidade de melhorias das políticas públicas de prevenção e tratamento do câncer de mama. No Piauí foram registrados 2737 casos da doença  entre os anos de 2010 e 2014 (fonte: Hospital São Marcos) .

A Fundação Maria Carvalho Santos trabalha há 17 anos em prol da saúde da mama através do auxilio direto às pacientes, como apoio psicológico, fisioterápico, fornecimento de perucas e medicações. Além disso, durante todo o ano, desempenha trabalho educativo voltado para a prevenção do câncer.

O médico fala ainda que para apoiar a campanha é preciso se engajar não somente na vestimenta ou nas cores. Para ele, apoiar as Ongs é essencial para apoiar a iniciativa. "Não é só você se vestir de uma forma e decorar sua loja de rosa e se mostrar apoiando. Você precisa apoiar as Ongs, apoiando as leis e tentando identificar onde estão os entraves, trabalhando nesse sentido", pontuou o presidente.

Rayldo Pereira
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais