Cidadeverde.com

Sessão solene comemora Dia do Idoso na Câmara Municipal de Teresina

Imprimir

Em alusão ao Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, a Câmara de Teresina realizou nessa sexta-feira (2) sessão solene para refletir sobre a situação na sociedade atual daqueles que se encontram na terceira idade. A vereadora Teresinha Medeiros propôs a homenagem que aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Teresina.

Desde que assumiu o cargo de vereadora em Teresina a parlamentar vem buscando melhorias para as pessoas idosas através de indicativos e projetos de Lei que buscam a valorização, cuidados e principalmente que seus direitos sejam respeitados.

A vereadora explica que as pessoas idosas precisão ser tratados com reverencia e consideração, por serem pessoas mais velhas e por terem mais experiência de vida, devendo encontra apoio de suas famílias, receberem atenção, carinho e cuidados necessários para manter sua estabilidade emocional.

”Quando falamos em inclusão social, pensamos apenas em pessoas com deficiências físicas ou mentais, mas na verdade, a inclusão deve acontecer para todos os portadores de necessidades especiais, sendo os idosos parte desse grupo, eles precisam de apoio e cuidados especiais, principalmente dos familiares”, comenta. 

O Estatuto do Idoso foi criado em 2003 e garante que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições como: não esperar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivos; desconto em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos em postos de saúde; vagas em estacionamentos, dentre outras medidas em respeito à fragilidade em que os mesmo se encontram.

 A data de comemoração ao Dia do Idoso foi escolhida em função da aprovação da Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso no país. O objetivo é refletir sobre a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria e outras questões pertinentes à sua situação na sociedade. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica cronologicamente como idosos pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos em países em desenvolvimento. O Brasil, até 2025, será o sexto país do mundo com maior número de pessoas idosas, segundo dados da OMS, com aproximadamente 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade.

Participaram da Sessão representantes da SEMTCAS, SASC, SETRANS, STRANS, CMTP/METRÔ, Ministério Público; OAB/PI, Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso; Delegacia do Idoso, CEVI – Centro de Referencia e Enfrentamento à Violência contra pessoa Idosa, SETUT,Conselhos: Estadual e Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Centro de Apoio Operacional de Defesa da Pessoa com Deficiência e do Idoso – Promotoras: - Marlucia Gomes Evaristo – Coordenadora e Janaina Rose Ribeiro – auxiliar;  INSS e Gerencia dos bancos: Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste.

Da Redação
[email protected]  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais