Cidadeverde.com

De Amarante, o Programa Amigos do Peito segue para São Francisco do Piauí

Imprimir

Após passar três dias em Amarante e realizar 120 exames de mamografia, o Programa Amigos do Peito chega hoje, 3, em São Francisco do Piauí. Esse é o terceiro município a receber o Programa, dos 29 que serão beneficiados até o final do ano, quando serão realizados 2.687 mamografias, nesta segunda etapa, que iniciou na segunda, 28, em São Pedro do Piauí.

Em Amarante, o Programa ficou nos dias 30 de setembro a 2 de outubro, beneficiando 120 mulheres, como dona Carmelita Vilarinho, de 53 anos. Vítima de câncer de mama, a dona de casa, mãe de duas filhas, redobra os cuidados,  realizando o acompanhamento com exames oncológicos. “Desta vez consegui realizar meu exame sem precisar ir à Teresina. Tem gente que nem imagina como isso facilita a nossa vida, o atendimento foi nota 10”, comemora.

Foi pensando nessa história e por ter vivenciando esse drama, que a vereadora Mylana Vilarinho apresentou requerimento à Câmara Municipal de Amarante, que o Programa também passasse por lá e desse oportunidade de rastreamento e prevenção do câncer de mama às mulheres amarantinas. “Ver minha mãe vitimada por uma doença tão agressiva, e toda a família sofrer junto com ela, e sabendo que com esse exame é possível detectar precocemente a lesão, não tive dúvidas em propor a ação no município”, explicou Mylana.

O secretário Francisco Costa explica que, caso seja detectado lesão, “a meta é garantir a consulta com especialista e o tratamento adequado, como a realização de biópsia e anatomopatológico”. 

Nos dois municípios, São Pedro e Amarante, foram realizados 204 exames, totalizando 886 mulheres atendidas em 11 municípios. Até o final do ano, serão 2.886 mulheres. “Até o final do ano, já temos um roteiro definido, com mais de trinta municípios que serão beneficiados e iniciando neste sábado, 3, até o dia 6, em São Francisco do Piauí”, garante o secretário.

O Programa Amigos do Peito é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, que, por meio de duas carretas, vai realizar 20 mil exames de mamografias a mais por ano, em todo o estado. Equipada cada uma com dois mamógrafos, os serviços prestados são garantidos pelo Sistema Único de Saúde(SUS) e atende prioritariamente mulheres entre 50 a 69 anos de idade.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais