Cidadeverde.com

Alunos fazem barricada de cadeiras para evitar assaltos na Uespi

Imprimir

Ampliada às 20h21

Assustados com o número de assaltos no local, alunos da Universidade Estadual do Piauí, fizeram uma barricada de cadeiras para bloquear a porta de uma sala de aula e evitar mais uma ocorrência na manhã deste sábado (03) no Campus Torquato Neto, bairro Pirajá, zona Norte de Teresina. Tudo porque na noite da última sexta-feira (02), uma turma inteira foi assaltada dentro de sala, enquanto assistia aula, por um bandido armado.

Foto: Reprodução / Facebook

Um professor da instituição, que preferiu não se identificar, e dava aula na sala ao lado de onde ocorreu o assalto, descreveu ao Cidadeverde.com que a turma assistia aula quando um homem armado invadiu a sala e anunciou o assalto. "Eles foram abordados pelo rapaz armado que trancou todos na sala e mandou todos ficarem em silêncio. Ele recolheu todos os pertences, celulares, computadores e o que podia levar e depois mandou que todos ficassem dentro da sala vinte minutos que eles iriam continuar fazendo isso nas outras salas e do lado de fora havia outro armado esperando", descreveu o professor.

Após o assalto, o criminoso chegou a abrir a sala onde o professor estava dando aula, mas não  entrou. "Ele abriu a porta da sala onde eu estava, mas acredito que não nos assaltou porque estávamos em maior número, éramos cerca de 30 pessoas e a sala que ele assaltou devia ter uns 10, 12 alunos e a maioria era mulher. Ele deve ter imaginado que a turma faria alarde e fugiu", contou.

Ainda no sábado, outra estudante foi assaltada na parada de ônibus que fica na frente da Universidade e a situação de insegurança toma conta da instituição mais uma vez. Segundo o professor, os alunos já solicitaram melhorias à reitoria e aguardam novas medidas de segurança no local. 

Em 2014 a instituição anunciou a instalação de um sistema moderno de monitoramento através de câmeras, mas os estudantes, pedem novas medidas.

Providências
Segundo a Uespi, a equipe de segurança foi até sala de aula na sexta-feira verificar a ocorrência de assalto, mas os alunos já haviam deixado o local. O assalto só foi confirmado após uma nova visita na mesma sala, na noite desta segunda-feira. Com isso, a própria Universidade irá registrar boletim de ocorrência, o que não teria sido feito pelas vítimas. 

"O chefe do departamento de segurança informou que realmente seis alunos foram abordados na sala de aula enquanto aguardavam o professor de Letras/Inglês", disse ao Cidadeverde.com o professor Raimundo Isídio, pró-reitor de Administração da Uespi. 

A Uespi também prometeu tomar novas providências em relação a segurança no campus Torquato Neto. Além de aumentar o número de seguranças armados e porteiros durante a noite, a instituição está elaborando um plano de segurança que deve ser encaminhado ao reitor dentro de um mês. Propostas como percursos a serem feitos pelos vigilantes noturnos e até o controle do acesso ao campus por meio de catracas estão sendo estudadas.

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais