Cidadeverde.com

Três cidades tem eleições para conselheiro tutelar suspensas

Imprimir

Três cidades tiveram a eleição para Conselheiros Tutelares cancelada neste domingo (04). Porto, José de Freitas e Picos deverão ter novas eleições marcadas para seus respectivos conselhos.

O promotor de Justiça Glécio Setúbal, coordenador do Centro de apoio à Infância e à Juventude explica que em Porto e José de Freitas o processo foi suspenso porque mesmo com recomendação para que o município alterasse sua legislação, não houve mudança e o processo teve que ser cancelado.

"Nós recomendamos para que os municípios alterassem sua legislação e que a votação passasse a ter cinco candidatos ao invés de um único, pois essa seria a forma mais democrática de escolha para ser um representante. Porém foi inserido o programa para um único candidato nas urnas destes municípios e então foi decidido suspender e fazer em uma nova data usando urnas de lona", explicou o promotor.

Já em Picos a suspensão ocorreu pois um dos candidados concorrentes teve o número registrado de forma errada. "O eleitor comparecia a urna para votar e estava anulando o voto. Para não haver nulidade, o promotor achou mais prudente fazer a nulidade da eleição e nesse locais vai haver novo pleito o mais rápido possível. Até o dia 10 de janeiro, tomam posse os eleitos", explicou.

Apesar dos cancelamentos, o coordenador avalia as eleições de forma positiva e considera o comparecimento às urnas este ano, superior a anos anteriores.

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais