Cidadeverde.com

Seduc e TRE firmam parceria para levar informações eleitorais às escolas

Imprimir

Na manhã dessa segunda (5), no Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral (Cefti) Raldir Cavalcante Bastos, a Secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, assinou termo de parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para levar o projeto Ação Justiça Eleitoral e Cidadania (AJE) às escolas da rede estadual de ensino.

Assim como o projeto Lei Maria da Penha nas Escolas, que acontece em parceria com o Ministério Público Estadual, o Ação Justiça Eleitoral e Cidadania vai ampliar o conhecimento dos alunos quanto aos seus direitos e deveres.

"Essa parceria é importante para despertar nos nossos alunos a importância do voto consciente e ampliar os conhecimentos de todos. É primordial para que todos aprendem a escolher de forma democrática os seus representantes e assim contribuir para mudar a história política do país, Estado e municípios", declarou Rejane Dias, Secretária de Estado da Educação.

O Cefti Raldir Cavalcante Bastos, uma das melhores escolas da rede estadual e que atingiu a média de 7.1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), será a primeira escola a trabalhar o projeto através de palestras, produções de texto e juris simulados. Além disso, em parceria com o TRE as escolas irão desenvolver outras atividades para concorrer a prêmios dos programas Talento Jovem Eleitor e AJE Esporte.

"Se a escola não for espaço público e democrático, nada tem sentido. Por isso estamos saindo do formalismo e propondo junto à Seduc esse projeto de cidadania, que vai discutir o voto consciente e a democracia", afirmou Ester Castelo Branco, coordenadora da Ação Justiça Eleitoral e Cidadania.

Projeto Escola Verde no CEFTI Raldir Cavalcante Bastos

Durante a solenidade de assinatura do termo de parceria Seduc/TRE, a Secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, premiou com medalhas os alunos que desenvolveram os melhores trabalhos do projeto Escola Verde, que envolveu os alunos que estavam com as notas mais baixas.

João Pedro, aluno do 7º ano, afirmou estar satisfeito com o resultado do projeto. “Foi muito bom trabalhar e aprender o quanto é importante cuidarmos na natureza. Afinal dependemos dela para darmos continuidade à vida”, disse o aluno.

Rejane Dias, Secretária de Estado da Educação, parabenizou os alunos pelo empenho e disposição em realizar as atividades. "Dou os parabéns aos alunos pelo envolvimento com as atividades e projetos da escola. Só assim vamos conseguir conscientizá-los e estimulá-los a aprenderem ainda mais", afirmou a secretária.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: SeducTRE-PI