Cidadeverde.com

Governador prestigia posse de Marcelo Castro como ministro da Saúde

Imprimir

O governador Wellington Dias e a bancada Federal piauiense compareceram em peso à transmissão de cargo ao novo ministro da Saúde, deputado Marcelo Castro, nesta terça-feira (4), em Brasília.

Foto: Rondon Vellozo/MS

O ex-ministro Arthur Chioro destacou o compromisso assumido, quando da sua posse, em ser entusiasta e defensor do programa Mais Médicos, na ampliação e qualificação da infraestrutura da rede de saúde, e em ampliar vagas na Medicina e garantir vagas nas residências médicas em áreas importantes e necessárias. Ressaltou o esforço na formulação e pactuacao da Saúde pública brasileira nos 20 meses em que esteve à frente da pasta. "Minha trajetória profissional como médico, gestor público e professor sempre esteve ligada à política da Saúde", afirmou, defendendo o Sistema Único de Saúde (SUS) como símbolo da democracia brasileira.

Marcelo Castro é médico com mestrado e doutorado, foi três vezes deputado estadual e cumpria o quinto mandato como deputado federal piauiense. Citou a sua luta pela divisão equitativa dos royalties do petróleo e a relatoria recente da reforma política. 

O novo ministro reafirmou que realizará um trabalho pautado na defesa do SUS, na valorização dos agentes comunitários da Saúde e na recriação da CMPF. "Os cargos não devem se medir pela honraria que recebem mas pela responsabilidade que exigem", acrescentou.

Marcelo Castro destacou a Saúde como o maior exercício de cidadania e defendeu um plano decenal. "O SUS é a maior política pública brasileira. Peço o apoio de todos, pois política de saúde se faz com diálogo, compartilhamento, diretrizes claras e determinação", afirmou.

Para o governador Wellington Dias, o ministro assumiu compromissos essenciais, especialmente na área da gestão. No que se refere ao subfinanciamento da Saúde, o governador sugeriu que o ministro busque uma posição dos ex-ministros da Saúde, independente de partidos, apresentando uma alternativa. "É uma grande responsabilidade e Marcelo sabe disso. Vamos trabalhar todos juntos para que ele faça um mandato marcante no Ministério da Saúde", acrescentou.

Estiveram presentes ainda na solenidade os ex-ministros da Saúde, Alexandre Padilha, Temporão, Humberto Costa, Agenor Saraiva. Joaquim Molina, representante da ONU e OMS; Gary Stahl, representando a UNICEF; e Maria do Socorro, presidente do Conselho Nacional de Saúde.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais