Cidadeverde.com

Policiais descobrem droga e explosivos em casa na Zona Norte

Imprimir
  • dinamites7.jpg Thiago Amaral/Cidade Verde
  • dinamites6.jpg Thiago Amaral/Cidade Verde
  • dinamites5.jpg Thiago Amaral/Cidade Verde
  • dinamites4.jpg Thiago Amaral/Cidade Verde
  • dinamites3.jpg Thiago Amaral/Cidade Verde
  • dinamites2.jpg Thiago Amaral/Cidade Verde
  • dinamites1.jpg Thiago Amaral/Cidade Verde

Matéria ampliada às 10h05

Os seis detidos na operação integrada, desencadeada na manhã desta quarta-feira (07), foram identificados como os irmãos Alexandre Pereira dos Santos, Alexandro Pereira dos Santos e a mulher Maria Diana Monteiro de Melo, 36 anos, esposa do último suspeito. Além destes, dois filhos da mulher- uma garota de 13 anos e um de 16 anos- e um amigo dos adolescentes de 17 anos, foram levados para a delegacia e prestarão esclarecimentos. 

O delegado Wilo Gomes de Araújo, que vai presidir o inquérito, conta que no quarto do filho da suspeita foi encontrado 1 kg de maconha escondido dentro de um urso de pelúcia. O restante do entorpecente estava com o rapaz amigo dos adolescentes que informou à Polícia Civil que havia comprado a droga do jovem de 16 anos. 

Já os explosivos e o cordel detonante estavam em uma mochila no quarto de Maria Diana. "Eles alegaram que estavam apenas guardando o material. Estamos investigando para saber a procedência dos artefatos", disse Wilo Gomes. 

De acordo com o delegado do César Camelo, o material apreendido é oriundo de uma empresa de Pernambuco que ainda não havia sido encontrado no Piauí. Na avaliação do delegado, isso demonstra que os grupos criminosos estão novamente se articulando para explodir caixas eletrônicos. Cada banana de dinamite apreendida tem poder de explosão de um terminal bancário. 

"Desde o dia 20 de agosto, em que fizemos a apreensão de 235 explosivos não houve novas explosões a caixas eletrônicos na região próxima a Teresina. Praticamente, zeraram as ações", disse o coordenadorda Greco. 

Ele disse ainda que as pessoas detidas com os artefatos afirmam que estavam apenas guardando as 29 emulsões explosivas, além de cordel detonante e 1,5 kg de maconha. A identidade e características físicas do suposto proprietário foram repassados à polícia e a informação será investigada. 

O delegado acrescenta ainda que todos os grupos de arrombamentos a caixas eletrônicos no Piauí estão, de alguma forma, relacionados. "Não é apenas uma quadrilha atuando sozinha, nem grupos totalmente independentes. O que nós vemos é que um integrante de um bando, em geral, integra outros também", reitera. 

Os explosivos são controlados pelo Exército que também integrará as investigações. 

 

Matéria original postada às 8h07

Equipes do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) em parceria com a Polícia Militar descobriram emulsões explosivas armazenadas em uma residência na região da Santa Maria da Codipi, Zona Norte de Teresina. A operação integrada ocorreu na manhã desta quarta-feira (07) e os moradores da casa foram levados para a delegacia. 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o coordenador da Greco, delegado Carlos César Camelo, explicou que os artefatos explosivos foram localizados durante cumprimento de mandado de busca e apreensão. A Polícia Civil investiga se os suspeitos guardavam as bananas de dinamite para criminosos especializados em assaltos a bancos. 

"Foram apreendidos maconha e emulsões explosivas, conhecidas como bananas de dinamite. Acreditamos que os moradores apenas guardavam o material para o criminosos que se utilizam desta modalidade, usam casas pobres para guardar dinamites e drogas, para tentar escapar. Eles serão responsabilizados pela posse dos artefatos", disse o delegado. 

Carlos César Camelo disse ainda que as emulsões explosivas têm origem diferente de outros artefatos apreendidos anteriormente, o que pode indicar a atuação de um novo grupo criminoso ou de novos fornecedores. "Agora vamos tentar localizar o dono dos explosivos", reitera.

O titular do 13º Distrito Policial, delegado Flávio Rangel, conta que dos suspeitos levados para sede do Greco há menor de idade e duas mulheres. 

"Essa operação integrada visa coibir a criminalidade em Teresina. Foi dado cumprimento a mandado de busca e apreensão e todas as pessoas que estavam na casa foram trazidas para o Greco para que possamos averiguar a procedência e investigar melhor a origem deste material, se está ou não ligado a assaltos a bancos", disse Rangel. 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais