Cidadeverde.com

Número de crianças com invalidez permanente por acidente aumentou em 118%

Imprimir

Dados do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) mostram uma crescente no número de acidentes envolvendo crianças em motocicletas. O diretor técnico do HUT, Fábio Marcos, conta que de 2005 a 2012, o número de crianças vítimas de trânsito aumentou em 72% e com invalidez permanente- com sequelas neurológicas, dificuldades motoras e de desempenho das atividades habituais- houve aumento de 118%. 

"Infelizmente, por mais que estejamos comemorando a semana da criança, os dados são preocupantes. Estamos levando em consideração dados do DPVAT, que são de pacientes que procuram indenizações, e além desse número há as subnotificações. Em sete anos, mais que dobrou o número de crianças que tiveram como sequelas a invalidez permanente", disse Marcos. 

O médico destaca ainda que 34% das crianças acidentadas têm idade entre 4 e 7 anos. "Existe algo errado, até mesmo por que o Código Brasileiro de Trânsito orienta que crianças menores de 7 anos não devem andar em motocicletas",reiteira. 

A diretora da Escola Piauiense de Trânsito, Jeovanna Moura, frisa que tem se intensificado ações educativas para conscientizar os motoristas sobre as regras de trânsito e a necessidade de utilização de todos os itens de segurança. 

"A gente trabalha com palestras em empresas, escolas públicas e privadas, blitzen educativas no interior para conscientizar e sensibilizar os condutores. Porém, as pessoas têm que refletir que mais delicado que uma punição é perder ou sequelar a vida de um filho, uma criança", alerta Moura. 

Somente no HUT, mais de 1.300 pessoas receberam atendimento médico em decorrência de acidentes de trânsito. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais