Cidadeverde.com

Corregedoria da Polícia Civil investigará denúncias de usurpação de função em delegacias do PI

Imprimir

O delegado geral Riedel Batista informou nesta quinta-feira (8) que a Corregedoria da Polícia Civil do Piauí vai apurar denúncias de casos de usurpação de função em delegacias do Piauí. O Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Piauí (Sinpolpi) informou nesta quinta-feira (8) que irá buscar o Ministério Público e o Ministério Público do Trabalho para denunciar os casos. 

Riedel comentou as denúncias feitas pelos sindicatos e declarou que a situação será averiguada. Segundo ele, um caso registrado na Central de Flagrantes será encaminhado à corregedoria, porque um policial teria solicitado ajuda a um terceirizado que não poderia exercer a função de lidar diretamente com presos. 

"Em uma conversa inicial, esse servidor contratado informou que um policial teria pedido ajuda. Queremos saber quem foi esse policial, se realmente ocorreu assim. Esse policial caso falte com a verdade pode inclusive ser demitido, está no estatuto do policial civil", declarou. 

O presidente do Sindicado, Constantino Júnior, declarou que há registros em vídeo de funcionários terceirizados produzindo Boletins de Ocorrência criminais, o que somente seria possível por parte de um policial civil. 

"Há um flagrante por roubo que foi registrado em 12 de setembro desse ano no 24º Distrito Policial. Essas pessoas são contratadas como sendo vigias diurnos ou atendentes. Os vigias estão completamente descaracterizados, sem fardamento e realizando funções de policiais", declarou. 

Constantino declarou ainda que no 8º Distrito de Teresina, na delegacia de União e na Central de Flagrantes de Teresina estão os casos mais graves. "Na Central, os policiais conseguiram filmar um dos terceirizados abrindo a cela e conduzindo um dos presos. Isso não pode acontecer. Uma pessoa dessas não tem como estar lidando com um preso", declarou. 

 

Maria Romero
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais