Cidadeverde.com

Deputado quer que 50% da verba de eventos seja gasta com artistas do PI

Imprimir

Um projeto de autoria do deputado estadual Francis Lopes, apresentado nesta quinta-feira (8) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), determina que 50% das verbas do Estado destinadas a contratação de eventos culturais - como shows e festejos - devem ser gastas com artistas e bandas piauienses.

A lei diz que as bandas devem ter 60% de seus integrantes nascidos no Piauí ou registro histórico de sua carreira no Estado.

Os convênios firmados entre o Executivo e os municípios, segundo o projeto, para realização de atividades culturais devem seguir o mesmo percentual de 50% estabelecido na lei.

O parlamentar disse na justificativa do projeto que não está incentivando o "bairrismo" (menosprezo por algo de fora) e sim, valorizando os talentos locais.

"Longe de o projeto intentar qualquer tipo de bairrismo. A ideia é a de que, se produzindo cultural local, esta, que já tem artistas e conjuntos renomados, possa evoluir de forma significativa até atingir um estado de excelência, ou até mesmo tornar-se um celeiro de cultura em nível mundial", disse.

O projeto foi lido no expediente desta quinta-feira e segue para a Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais