Cidadeverde.com

Ministério Público fará perícia em busca de novo espaço para terminal na zona Sul

Imprimir

Em audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (9), o Ministério Público do Piauí comunicou que realizará uma perícia técnica para buscar um novo espaço onde deverá ser construído um dos terminais do transporte público de Teresina, na zona Sul da capital. A medida foi adotada depois que moradores do bairro Parque Piauí protestaram contra a derrubada de árvores no local inicialmente definido pela prefeitura. 


Foto: divulção/Ministério Público do Piauí

O promotor de Justiça Sávio Carvalho comunicou as deliberações aos representantes da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sul, da Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), além de moradores da comunidade.  
Luciene Rego, representante do grupo que ocupa a praça do bairro desde o último domingo (3), disse que o grupo considerou a audiência positiva, porque a proteção ao meio ambiente foi considerada. 

"O Ministério Público constatou que há problemas no projeto e que vai intervir buscando um novo local para o terminal, para não destruir a praça, para isso eles farão uma perícia na região. Consideramos a audiência muito positiva", declarou. 

De acordo com o MP, a perícia contará com engenheiros florestais e civis que analisarão o impacto ambiental da obra e buscarão uma alternativa para o espaço que abrigará o terminal. A prefeitura definiu a praça central do bairro, que hoje possui 177 árvores com décadas de existência. A Strans informou que 96 espécimes seriam derrubadas para a construção.

“A princípio, nosso posicionamento é no sentido de que as árvores não sejam retiradas, principalmente porque falta uma conscientização maior sobre a importância do meio ambiente. Esse não será um malefício apenas para nós, mas para toda a humanidade, porque os efeitos serão percebidos no futuro, sobretudo em uma cidade como Teresina, em que já sofremos com as condições climáticas. O Ministério Público não é contra o progresso, e muito menos contra os projetos de mobilidade urbana, até porque a cidade precisa disso. Mas é preciso encontrar alternativas para conciliar o crescimento com a questão ambiental, sempre respeitando os laços históricos e até afetivos construídos pela comunidade”, declarou o Promotor de Justiça.

Com a determinação da obra, a SDU Sul deixou de fazer a manutenção da praça. Na audiência, ficou decidido que a Superintendência deve retornar a tratar do espaço, inclusive voltando a regar as árvores, que estavam sem água nos últimos dias. 

Por fim, uma nova será realizada no fim deste mês, onde os resultados da perícia serão apresentados aos moradores e à prefeitura, em especial à Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) que, segundo o Ministério Público, não teve representantes na audiência de hoje e é responsável pelo projeto da obra. 

A audiência ocorreu na sede dos Centros de Apoio Operacional do Ministério Público do Estado do Piauí, no Centro de Teresina. A obra está paralisada desde o último dia 7, quando o juiz da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, Jorge Clay Martins Vieira, concedeu liminar determinando a suspensão imediata da obra, sob pena diária de R$ 2 mil. A ação foi ajuizada pelo movimento popular.  

 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais