Cidadeverde.com

Falta de atendimento à saúde mental será discutida em audiência na Câmara

Imprimir

A necessidade de ampliação no atendimento em saúde mental na capital vai ser tema de discussão em audiência pública nesta quinta-feira (15), a partir das 10h, na Câmara Municipal de Teresina. Segundo a vereadora Teresa Britto (PV), propostora da audiência, a quantidade de vagas oferecidas para esse público não atende a demanda da capital.

De acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde, a quantidade de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) - que oferecem atendimento assistencial e clínico para pessoas com algum tipo de transtorno mental ou dependência química – deve ser proporcional ao número de habitantes do município. 

“O que propomos nessa audiência pública é a necessidade urgente de se enfrentar o problema e chamamos atenção para que a Prefeitura de Teresina volte o olhar para essa situação e tome como prioridade de investimentos”, afirma.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 450 milhões de pessoas no mundo sofrem ou sofrerão de problemas mentais, neurológicos ou comportamentais. Entre crianças e adolescentes, o número sobe para 20% da população. Outro dado da OMS demonstra o risco que correm os portadores: cerca de 800 mil pessoas suicidam-se todos os anos. As doenças mentais são uma das principais causas tratáveis de suicídio.

“Dados do Mapa da Violência apontam que Teresina está entre as cinco capitais com a maior taxa de suicídios entre a população jovem. Dessa forma, essa audiência pública é de suma importância, visto que vamos discutir mecanismos viáveis de atendimento aos casos de saúde mental, além de cobrar do Executivo a criação de novas unidades de atendimento”, conclui.

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais