Cidadeverde.com

Leitura coletiva homenageia poeta Da Costa e Silva em vídeo

Imprimir

Chegou a vez do apresentador Amadeu Campos, do poeta Demetrios Galvão e da jornalista Déborah Radassi entrarem para a Leitura Coletiva e prestarem a sua homenagem ao Dia do Piauí através do autor Da Costa e Silva. O texto escolhido para a Leitura Coletiva – Abrace a Literatura foi “Não Desejes, nem sonhes...” .

Breve Histórico
Antonio Francisco da Costa e Silva, o maior poeta telúrico do Piauí, nasceu em Amarante a 23 de novembro de 1885. Membro da Academia Piauiense de Letras, foi consagrado como Príncipe dos Poetas Piauienses. É o autor da letra do Hino do Piauí. Faleceu em 1950 no Rio de Janeiro.

Veja o poema na íntegra:

Não Desejes, Nem Sonhes...
  
Não desejes, nem sonhes, alma incauta, 
Que a ilusão tem o encanto da sereia, 
Que em noites aromais de lua cheia 
Seduz e perde, em alto-mar, o nauta.
Feliz daquele que os seus atos pauta 
Dentro dos dons da vida que o rodeia, 
E acha o leito macio e a mesa lauta 
Na indiferença da fortuna alheia.
Feliz de quem, da vida para a morte, 
Embora pobre, de pobreza triste, 
Se contenta, afinal, com a própria sorte.
Se há ventura no mundo, essa consiste, 
Talvez, em suportar, de ânimo forte, 
A renúncia de um bem que não existe.

O vídeo tem imagens de JR Aires e edição de Tatiana Guimarães e também será disponibilizado na página da TV Cidade Verde no Facebook. Assista:

O projeto
A onda de abraços tomou conta do Piauí e o Cidadeverde.com resolveu entrar na campanha de uma forma diferente. Porque não abraçar as letras, os contos, os livros, a poesia, a nossa literatura? Declaramos em definitivo, um abraço à tudo o que é nosso, aos nossos autores à nossa cultura tão rica e ao nosso povo, que através das palavras expressa sua vida, suas paisagens, suas belezes, amarguras e alegrias.

Nasce assim a Leitura Coletiva - #AbraceaLiteratura. O projeto convidou autores contemporâneos, atores, artistas, amantes da literatura, personalidades e até a própria redação do Cidadeverde.com para através de uma grande leitura coletiva, em forma de vídeos, exaltar quatro autores piauienses.

A série de vídeos faz parte da homenagem do especial Viva Piauí - A Gente Abraça Você, promovida pela TV Cidade Verde, que exibe um especial ao vivo na próxima segunda-feira (19), a partir das 11h. Durante três dias serão divulgados os abraços à H. Dobal, Thiago E, Da Costa e Silva e Assis Brasil.

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais