Cidadeverde.com

Ministério da Saúde aprova serviço de oncologia em Parnaíba

Imprimir

Técnicos do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba aprovaram, durante vistoria realizada na última sexta-feria (10), a instalação de uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) naquele município. Com a aprovação, Parnaíba ofertará a realização de exames, quimioterapia e cirurgias oncológicas.

A Unacon terá capacidade de atender, mensalmente, 500 consultas especializadas de oncologia, 640 exames de ultrassonografia, 660 endoscopia, 240 colonoscopia e 200 exames de anatomias patológicas. A projeção de atendimento anual é de 650 cirurgias oncológicas e 5.300 procedimentos de quimioterapia.

Segundo Elizabeth Monteiro, auditora da Secretaria de Estado da Saúde, a instalação da Unacon em Parnaíba obedece a todos os critérios da Portaria 140 do Ministério da Saúde que trabalha a descentralização da saúde, buscando ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento fora de Teresina. “Tínhamos apenas Teresina oferecendo esses serviços. Agora temos a possibilidade de iniciar a regionalização desses serviços, começando pela região de Parnaíba. Em seguida instalaremos em dois outros municípios, o que está ainda em análise para determinarmos os locais”, disse.

A autorização para a prestação do serviço acontece depois do hospital sanar as pendências do último relatório feito pelos técnicos.  Mas, a luta para implantar o tratamento oncológico na cidade de Parnaíba vem desde 2012, encabeçada pelo deputado federal Assis Carvalho que, por diversas vezes, esteve com os ministros Alexandre Padilha (ministro até 2012) e Arthur Chioro (ministro até 2015). As visitas foram sempre acompanhadas pelo prefeito Florentino Neto e, mais recentemente, o secretário Francisco Costa com o objetivo de beneficiar a população da região, que inclui municípios piauienses e também do Maranhão e Ceará.

A estimativa é atender 666.194 pessoas dos territórios da Planície Litorânea e Cocais. Além da população do Piauí, outros 27 municípios do Maranhão estão aptos a recorrerem aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

A previsão da Secretaria é que a partir de fevereiro os serviços da Unacon sejam oferecidos no Hospital e Maternidade Marques Bastos. “O principal ganho com essa nova Unidade é a melhoria do acesso ao tratamento do câncer. Estamos garantindo acesso a uma população com doença crônica, isso é um ganho em qualidade de vida para a população. O câncer será detectado com maior brevidade, no estágio inicial com grandes chances de cura”, comemora a auditora.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: MScâncer