Cidadeverde.com

Maria da Penha nas Escolas debateu tema da redação do Enem na rede Estadual

Imprimir

Fazer a prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015), aplicada no último domingo (25), foi mais fácil para os alunos da rede Estadual da Educação. "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira", tema escolhido para a avaliação, vem sendo debatido junto aos alunos das escolas públicas deste o semestre passado.

“Não acreditei quando abri a página da redação do Enem, fiquei feliz demais falamos muito sobre o tema em sala de aula, sem a menor dúvida o projeto foi essencial para o sucesso da minha redação”, relata confiante, Luan Sousa. O aluno da rede Estadual se referia ao o projeto "Lei Maria da Penha nas Escolas: Desconstruindo a violência, construindo o diálogo", implantado nas unidades escolares em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Ministério Público Estadual.

O projeto consiste na realização de palestras e atividades lúdicas e de capacitação para professores, alunos e comunidade escolar com o objetivo de conscientizar sobre o problema e diminuir os elevados índices de violência contra a mulher no Piauí. As orientações são ministradas pela equipe multidisciplinar do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), do Ministério Público, além de assistentes sociais e psicólogos.

Assim como Luan vários outros alunos da rede estadual estão felizes da vida, o projeto ajudou significativamente os estudantes no desenrolar da redação. “Massificamos bastante esse tema aqui na escola, além de palestra também realizamos teatro, oficinas para o alunado”, relata Alberto Machado, Diretor do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral - Cemti Didácio Silva.

O diretor falou ainda do tema. "Eu acho que é uma temática muito pertinente, atual, extremamente relevante para os jovens discutirem, ainda mais considerando que os índices de violência contra a mulher realmente pertinente no Brasil", finaliza Alberto.

O Maria da Penha nas Escolas já chegou a 37 escolas da capital e atingiu mais de 7,5 mil estudantes, que devem se tornar multiplicadores em suas comunidades. Semana passada foi iniciada a etapa do interior, primeiramente pelas escolas dos municípios próximos à capital.

Estão previstas atividades em: Altos, Alto Longá, Beneditinos, Barro Duro, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Azul do Piauí, Lagoa Alegre, Monsenhor Gil, Miguel Alves, Nazária, Novo Santo Antônio, Palmeirais, Passagem Franca, Pau D’arco, União, Prata do Piauí.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais