Cidadeverde.com

Cinco réus da morte de prefeito vão a júri popular após 24 anos do crime

Imprimir

Às 19h do dia 9 de abril de 1991, o então prefeito de Redenção do Gurgueia, no extremo sul do Estado, Joaquim Fonseca Santos, estava jogando dominó quando foi assassinado pelas costas com um tiro de escopeta. Vinte e quatro anos depois, os sete suspeitos pela morte do prefeito continuam sem sentença. 

No próximo dia 24 de novembro, cinco dos sete réus vão a júri popular pelo assassinato de Joaquim Fonseca, crime que chocou o sul do Estado. O julgamento será comandado pelo juiz Rafael Mendes Palludo no Fórum de Redenção do Gurgueia, a 691 km de Teresina.  

No banco dos réus estarão: Antônio Tavares de Sousa, o Antoninho, o ex-vereador Gabriel Soares Mendes, o então motorista na época do prefeito, Edvaldo Alves Feitosa, o Didi e Salvador Roberto de Amorim, Aldemício de Sousa Nunes. O sexto suspeito de morte de Joaquim Fonseca é Termozires Barros Torres, que faleceu e foi retirado do processo.

No processo, o advogado Dilson Marques Fernandes, que é marido de Eunice Macedo, e era vice-prefeita de Joaquim Fonseca, é suspeito de ser o mandante do crime. Na investigação, há indícios de que o assassinato ocorreu por questões política.   

A ação de Dilson Fernandes foi desmembrada do restante e ele recorreu para Brasília contestando decisão da justiça do Piauí.  

Fórum sem estrutura

O advogado Silas Barbosa de Menezes, que defende um dos réus no processo, vai solicitar que o julgamento aconteça em Bom Jesus, já que o fórum de Redenção do Gurgueia não tem estrutura. 

“A comarca de Redenção não tem estrutura funcional para receber um júri de tamanha importância, com vários advogados e réus. O espaço é pequeno, embora o fórum tenha passado por reforma, não há estrutura para o julgamento”, ressaltou o advogado, que defende o réu Antoninho.

A secretaria do Fórum de Redenção do Gurgueia informou que o local para o julgamento não foi definido e que possivelmente será realizado no Polo da Universidade Aberta, que fica no bairro Santo Antonio. 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais