Cidadeverde.com

Regina Sousa pede que jovens combatam as drogas e violência contra a mulher

Imprimir

A senadora Regina Sousa (PT) fez desafios aos jovens piauienses para que eles combatam às drogas, usem motocicletas de forma correta, cuidem do planeta e combatam a violência contra a mulher ao participar da III Conferência Estadual da Juventude, em Teresina. Ela foi convidada para falar sobre as várias formas de mudar o Piauí, no evento realizado pela Coordenadoria Estadual da Juventude e que reuniu 450 pessoas de 100 municípios. 

Um dos desafios para os jovens feitos pela senadora é que eles combatam as drogas. A parlamentar disse que eles são capazes de acabar com esse mal que está destruindo os jovens. " Vamos cuidar da nossa juventude." E lembrou que os jovens precisam encontrar meios para combater as drogas, um grande mal que está acabando com muitos jovens no Brasil. 

Outro desafio lançado pela parlamentar é que os jovens façam campanhas de conscientização sobre os perigos do uso da motocicleta sem os equipamentos de segurança. "Estamos perdendo a nossa juventude para o trânsito. É possível mudar isso. "  E citou o exemplo do município de Queimada Nova, a km de Teresina. Lá, os acidentes com motos reduziram após campanha educativa feita pelo Ministério Público , Igrejas e sociedade civil organizada." Usem as redes sociais para conscientizarem os jovens sobre o perigo da imprudência,  responsável por 70% dos acidentes de trânsito. "

Cuidar do planeta foi outro desafio lançado pela senadora para os jovens piauienses. Ela citou que estamos destruindo a natureza e com pequenas atitudes podemos mudar essa situação. " A gente tem o que fazer para ajudar o planeta." E sugeriu a criação de comitês ambientais nas escolas e que todos façam o uso racional da água ao tomar banho, escovar os dentes. E que lembrem que a água é fonte de energia e por isso economizar energia elétrica é também cuidar da natureza. " São muitas coisas que podemos fazer. E é da nossa conta salvar o planeta. "

A senadora Regina também pediu aos jovens que ajudem a combater a violência contra a mulher .Ressaltou a importância de discutir esse tema nas escolas. " A escola tem que discutir o tema da atualidade. " E pediu aos participantes da conferência que discutam a violência doméstica em casa e também combatam esse tipo de crime contra a mulher.
 
Regina Sousa disse que ficou feliz com a participação da juventude no evento que mostrou preocupação com assuntos importantes. A estudante Irlandia Santos, de Queimada Nova, a 580 km de Teresina , destacou a importância de preservar a cultura negra. E citou que os negros e descendentes precisam valorizar e preservar a cultura e os costumes para que não eles se percam ao longo dos anos. “ Temos que usar nossos cabelos do jeito que são. Vamos parar  de alisar, fazer chapinha. Nossos cabelos são lindos.”

A senadora iniciou a palestra com a música "Tente outra vez" , interpretada por Raul Seixas e finalizou mostrando o clip " quem ama cuida" ,  uma campanha do governo federal contra a violência doméstica. 

A conferência tem como um dos objetivos fortalecer a relação entre governo e sociedade para a formação e execução de Políticas Públicas. E também eleger delegados para a conferência nacional que será realizada em Brasília, no período de 16 a 19 de novembro. O assessor de relações internacionais da Secretaria Nacional da Juventude, Fernando Pacheco participou do evento em Teresina.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais