Cidadeverde.com

Realizações do governo Lucídio Portela no Estádio Albertão

Imprimir

Em 1973 o Governador Alberto Silva inaugurou o Estádio Albertão, com o jogo Tiradentes 0 x 0 Fluminense do Rio de Janeiro, perante 30 mil pessoas. O novo estádio e a presença da Sociedade Esportiva Tiradentes deram um impulso extraordinário ao futebol piauiense. E o sucesso continuou nas temporadas seguintes de 1974 e 1975, com o TIGRÃO BRILHANDO NO NACIONAL.

Foto - Acervo Didimo de Castro - Tiradentes 2 x 1 Corinthians - 1983

Terminado o governo Alberto Silva, as disputas políticas provocaram uma grande dúvida, se haveria ou não o prosseguimento das obras. Muíta gente a favor e muíta gente contra. A equipe de esportes da Rádio Pioneira foi à luta e empreendeu campanhas seguidas de incentivo ao novo Governador, Dirceu Arcoverde, para que desse sequência ao que previa o projeto. E deu certo. O Governador Arcoverde cumpriu mais uma etapa.

Chegou a vez do Governo Lucídio Portela. O Dr. Lucídio não tinha qualquer ligação com o esporte e era o maior adversário político do Dr. Alberto Silva. A nossa campanha foi em frente e na equipe do mais novo governo estava o engenheiro Antônio Soares Leal, grande esportista e torcedor do Esporte Clube Flamengo.

O Governador Lucídio Portela conseguiu junto à Caixa Econômica Federal, através do Senador Petrônio Portela, recursos para mais obras  e serviços, tais como:

- Colocação de 3.000 cadeiras, serviços no sistema de iluminação, construção de 2 vestiários modernos para a época, construção de alojamento para atletas,  conclusão dos setores das arquibancadas populares e gerais, criando espaço para mais 20 mil pessoas.

Foi aí que o Albertão ficou com a capacidade total para 60 mil pessoas, o que aconteceu no jogo Flamengo do Rio de Janeiro 3 x 1 Tiradentes, dia 13.03.1983.

Concluidos os trabalhos realizados no Governo Lucídio Portela, o primeiro jogo no Albertão foi Tiradentes 2 x 1 Corinthians, dia 30.01.1983, com mais de 40 mil pessoas presentes e renda de quase 10 milhões de reais, na moeda da época.

Fica registrado aqui o nosso reconhecimento pelo que realizou o Dr. Lucídio Portela em benefício do futebol piauiense. Registramos também que os presidentes da FAGEP-Fundação de Assistência aos Desportos do Piauí nos governos Dirceu Arcoverde e Lucídio Portela foram Francisco de Paula Gonçalves Costa(Chico Costa) e Sebastião Leal Júnior, dois esportistas de destacada atuação no esporte piauiense e que deixaram suas marcas na história do Albertão.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais