Cidadeverde.com

Strans propõe plantio de mil árvores para manter terminal no Parque Piauí

Imprimir

O impasse permanece, mas a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) apresentou nesta sexta-feira (6) uma nova proposta para o movimento OcupaPraça sobre o terminal de ônibus do Parque Piauí, zona Sul de Teresina.

O movimento permanece ocupando a praça e se posiciona contra a derrubada de árvores para a construção do terminal.

Em audiência, a prefeitura de Teresina propõe manter o projeto do terminal e fazer o plantio de mil árvores para compensar as que devem ser derrubadas no terminal de ônibus do Parque Piaui. A audiência foi intermediada pelo promotor Sávio Eduardo Nunes de Carvalho e contou com a presença do superintendente da Strans, Carlos Augusto Daniel Junior. 

A prefeitura apresentou três propostas na reunião: a primeira seria compensação de 1.020 árvores em todo bairro Parque Piauí; a segunda seria a entrega de mil fruteiras para os moradores fizessem plantio em seus domicílios; e a terceira seria a criação por decreto, de um parque ambiental – Parque do Cerrado - no loteamento Inácio Soares com oito hectares. 

Durante a reunião, representantes do movimento #OcupaPraça informaram que existem quatro locais que poderiam habitar o terminal. O promotor Sávio Eduardo disse que montou uma visita técnica para o dia 10 de novembro para avaliar os locais apontados pelo movimento. 

“A visita terá engenheiros civis e arquitetos da Strans e Ministério Público e representantes do #OcupaPraça que terão dois dias para entregarem um parecer e após essa data vamos tomar uma decisão, se vamos judicializar a causa ou concordar com alguma proposta”, declarou o promotor.

A ocupação que está desde o dia 4 de outubro, permanece no local em forma de revezamento. Ana Brito, uma das representantes do movimento, esclareceu que o movimento não é contra o terminal, o que rejeita é a derrubada das árvores. “Queremos o terminal, mas em outra área. O que não queremos é a derrubada das árvores”, disse.

Emissão de gases

A prefeitura informou que a construção do terminal prevê a retirada de 97 árvores da praça e que a Strans está disponível para analisar novos locais e que a implantação do terminal diminuirá a emissão de gases no bairro. 

 

 

Flash de Yala Sena
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais