Cidadeverde.com

Polícia alerta motoristas de caminhões que usam substâncias para não dormir

Imprimir

Em 2015, nas rodovias estaduais piauienses foram registrados 20 acidentes com quatro vítimas fatais e sete feridos, envolvendo ônibus, microônibus e caminhões. De acordo com o comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária do Estado, Francisco Ramos, o Piauí segue a mesma tendência de outras regiões do país, onde motoristas fazem o uso de substâncias tóxicas para se manterem acordados ao volante. 

"Destes acidentes que ocorreram aqui, não temos dados de quantos motoristas fizeram uso de medicamentos, mas acreditamos o Piauí não foge desta realidade. Estamos intensificando o policiamento ostensivo de trânsito para combater este tipo de atitude", disse o comandante do BPRE.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, ele explicou ainda que o motorista flagrado nesta situação está sujeito ao pagamento de multa, suspensão do direito de dirigir e detenção de seis meses à três anos. 

A partir de 2016, entra em vigência a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que prevê a exigência do exame toxicológico para motoristas profissionais. O exame tem o objetivo de identificar o uso de substâncias psicoativas no organismo do motorista e oferecer mais segurança no trânsito em relação ao transporte de cargas e vidas.

A análise clínica poderá ser realizada pelo fio de cabelo ou pelas unhas para detectar diversos tipos de drogas e seus derivados, como a cocaína, maconha, morfina, heroína, ecstasy, ópio, codeína, anfetamina e metanfetamina (rebite). O exame é capaz de detectar substâncias usadas em um período de tempo de três meses.

Graciane Sousa
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais