Cidadeverde.com

Trabalho do Piauí ganha o primeiro lugar no Congresso Brasileiro de Estomaterapia

Imprimir

O Piauí ganhou destaque nacional nesta semana. Sandra Marina Bezerra, Aline Costa Oliveira, Maria Clara Batista, Yasmin Almeida e Lídya Tolstenko Nogueira foram premiadas por trabalho científico apresentado em congresso no sul do país. O trabalho, intitulado “Avaliação do custo de materiais de curativos dispensados pela rede pública para pacientes em domicílio” rendeu a elas o prêmio de melhor trabalho na categoria “Oral Breve” no Congresso Brasileiro de Estomaterapia que ocorreu em Gramado – RS. 

No trabalho, as autoras tiveram como objetivo avaliar as despesas da Prefeitura de Teresina com o tratamento de feridas de pacientes tratados em domicílio. Para a análise, elas traçaram o perfil dos pacientes, identificando os dados sociodemográficos e clínicos dos mesmos, os tipos e causas das feridas e os materiais utilizados no tratamento e o custo de cada material.

O estudo permitiu que as pesquisadoras chegassem às seguintes conclusões: no tratamento de feridas, os gastos maiores são atribuídos aos pacientes idosos com úlcera por pressão, seguido de jovens, do sexo masculino, vítima de acidentes de trânsito. Na avaliação por grupo de doenças, chegou-se ao resultado de que pacientes com problemas endócrinos (diabetes) e circulatórios (hipertensão) apresentaram uma despesa semelhante ou maior que a de pacientes com outras patologias. Constatou-se ainda que as úlceras por pressão foram as feridas com maior despesa.

Sandra Marina, estomaterapeuta, Prof. da UESPI, diretora geral do Hospital do Promorar e doutoranda do Programa de pós graduação da UFPI sob orientação da Prof Dr. Lídya Tolstenko Nogueira foi a relatora do trabalho premiado. Ela explica sobre as medidas a serem tomadas para que o tratamento de feridas seja eficaz e se diminuam os custos: “É fundamental a capacitação dos enfermeiros, avaliação das feridas, medidas preventivas e investimento em materiais adequados para o tratamento. Na ausência ou escassez desses fatores, o tratamento pode-se prolongar e consequentemente causar um custo mais elevado para os serviços de saúde”, conta.

Em Teresina, o Hospital do Promorar, localizado na zona sul, conta com o serviço especializado em tratamento de feridas complexas coordenado por profissional estomaterapeuta e atende pacientes referenciados da atenção básica e de outros serviços de saúde.

Para a presidente da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Fátima Garcez, a participação em congressos são de suma importância para a Prefeitura: “O Hospital do Promorar realiza tratamento de excelente qualidade no tratamento de feridas complexas. Nossa meta é tornar ainda melhor esse serviço e somos convictos de que a participação dos nossos servidores em congressos como esse é fundamental para que cumpramos com nossa missão de fornecer um serviço de saúde de qualidade à população.”, conta.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais