Cidadeverde.com

Filho é preso suspeito de torturar e manter em cárcere privado os pais em Teresina

Imprimir
  • idoso44.jpg
  • idoso33.jpg
  • idoso22.jpg
  • idoso11vale.jpg
  • idoso4.jpg
  • idoso3.jpg
  • idoso2.jpg
  • abrigo1.jpg

Policiais da Delegacia do Idoso prenderam um homem suspeito de torturar e manter em cárcere privado os pais - um casal de idoso na faixa etária de 91 anos e 71 anos.

A prisão de Francisco das Chagas Marques de Pinho, 53 anos, ocorreu em flagrante, após denúncia anônima, no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina. Segundo a polícia, os pais eram maltratados e vizinhos e parentes estavam proibidos de visita-los. 

Devido à debilidade do casal, a polícia teve que acionar o Corpo de Bombeiros e equipes de psicólogos e assistentes sociais para fazerem a remoção dos idosos.  

A denúncia anônima levou a Polícia a fazer a prisão e constatou indícios de maus tratos, cárcere privado, retenção dos proventos e uso próprio de um veiculo – siena 2015 - comprado em nome do idoso.

As vítimas são Júlio Marques Pinho, 71 anos, que faz tratamento para câncer, e Maria de Moura Silva, 91 anos.

O pai do suposto agressor é aposentado, segundo tenente da Polícia Militar e recebe proventos do INSS que somaria R$ 7 mil e estaria sendo gastos pelo filho.

De acordo com a polícia, o casal era proibido até de receber atendimentos da equipe do Programa Médico da Família.

A investigação está sendo feita pela delegada Daniele Barros, titular da Delegacia do Idoso. O casal recebeu atendimento médico e está em um abrigo.

"O casal estava numa situação de total abandono. Local insalubre. A situação da casa estava suja. O idoso foi encontrado despido na cama. Sem alimentos, a geladeira vazia, resta comprovado o desvio dos proventos", afirmou a delegada, ressaltando que o idoso recebe R$ 5 mil de aposentadoria.

Os policiais relataram que o caso é parecido com o crime da Mexicana, que ocorreu 2007 em Teresina. A aposentada foi mantida em cárcere privado no bairro de São Cristovão pela filha e neta. Ela, de 71 anos, conseguiu fugir e procurou a Delegacia do Idoso, e três meses após ser resgatada, ela morreu. 

A residência estava cheia de entulho, com sujeira no quarto. O idoso foi encontrado nu, sem ventilação, e com insetos ao redor.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais