Cidadeverde.com

Wellington trata de retomada das obras de Porto de Luis Correia com ministro

Imprimir

O governador Wellington Dias (PT) esteve reunido com o Ministro dos Portos, Helder Barbalho, em Brasília nessa quarta-feira (11), discutindo sobre a retomada das obras do porto de Luís Correia, litoral piauiense. Wellington disse que já foram gastos pelo governo federal e do Estado mais de R$ 300 milhões, através de um convênio do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC, e a obra não foi concluída. A iniciativa visa implantar um porto pesqueiro e turístico.

“Com o ministro nós tivemos aqui um entendimento de celebrarmos um termo que nos permitirá concluir um convênio para a obra do Porto de Luís Correia, na qual o governo brasileiro e próprio Estado já investiram cerca de R$ 300 milhões. Essa obra estava parada no governo Lula e quando eu era governador nós retomamos. Era um contrato para a restauração de um pequeno porto pesqueiro e turístico, que é o que vamos fazer agora. Ou seja, a estrutura que hoje está improvisada em Luís Correia, onde tem a fábrica de gelo, a gente poder agora colocar um Porto da cidade, para ele entrar em funcionamento após um conjunto de obras que serão complementadas”, explicou o governador sobre o que foi tratado com o ministro.

Wellington Dias também disse que paralelo a retomada das obras, um estudo de viabilidade econômica e ambiental também será feito para permitir incluir a obra em um programa de investimento em logística, onde o setor público e o setor privado poderão pactuar para garantir com isso, as condições de um porto médio ou um porto grande, dependendo do resultado do estudo.

“Então saio daqui muito confiante que a partir desse entendimento entre Tribunal de Contas da União, ministério dos Portos e governo do Piauí, nós teremos condições de garantir a conclusão de uma obra fundamental para o desenvolvimento do Piauí”.

O governador não informou quando as obras poderão ser retomadas. De acordo com o governo do Estado, há 39 anos, o Porto foi originado e nunca foi concluído. 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais