Cidadeverde.com

Vereador alerta que Teresina terá apenas 16 ônibus climatizados em 2016

Imprimir

O vereador Paulo Roberto da Iluminação (PTB) fez uma alerta nessa terça-feira (10) de que a Prefeitura de Teresina pretende iniciar a execução do Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana exigindo que apenas 16 ônibus com ar-condicionado circulem na cidade nos meses iniciais de implantação do novo sistema, a partir de 2016.

"As linhas serão divididas em troncais e alimentadoras. As troncais farão percursos dos terminais até o Centro da cidade, enquanto as alimentadoras percorrerão trajetos dos bairros mais periféricos até os terminais. Ocorre que a intenção da Prefeitura é climatizar apenas os veículos das linhas troncais, que são 160. E esse novo projeto de lei prevê apenas 10% de carros climatizados inicialmente. Ou seja, serão 16 ônibus com ar-condicionado, apenas, no próximo ano", afirma Paulo Roberto.

Ele usou a tribuna da Câmara para cobrar do Poder Executivo medidas mais firmes para melhorar o transporte público na cidade. O vereador afirmou que o Executivo municipal deveria oferecer subsídios aos consórcios que atuam no setor, de maneira a garantir que a climatização seja efetivamente implantada sem a necessidade de aumentar o valor da tarifa cobrada aos usuários.

"Em Curitiba, a Prefeitura dá um subsídio de 30% para as empresas do transporte coletivo. Já em Teresina o subsídio é zero. E nós ficamos preocupados com essa situação, porque estamos vendo que vários setores estão em crise. E a Prefeitura não tem dado o suporte necessário para possibilitar a implantação dos aparelhos de ar-condicionado", opina overeador do PTB.

Em visita à garagem de uma das empresas que atuam no setor, Paulo Roberto disse ter visto dez ônibus com ar-condicionado já prontos para rodar. "Se uma empresa tem dez veículos climatizados, imagina se contarmos todas as empresas. Esses ônibus novos estão todos parados nas garagens. Está claro que falta um estímulo da Prefeitura para que a climatização saia do papel", conclui o petebista.

A Prefeitura de Teresina, através da assessoria da Superintendência de Transporte e Trânsito de Teresina, Strans, foi contactada pelo Cidaverde.com para dar esclarecimentos sobre o assunto, mas até a publicação da matéria, não prestou nenhum esclarecimento. 


Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais