Cidadeverde.com

Centenas de pessoas marcham por revitalização da Lagoa de Parnaguá

Imprimir

Centenas de pessoas fizeram na tarde desta sexta-feira (13) uma caminhada para chamar atenção das autoridades para a situação da Lagoa de Parnaguá, na cidade localizada a 825 quilômetros de Teresina.

Batizado de SOS Lagoa de Parnaguá, o movimento luta pela revitalização do local, que já foi considerada a quinta maior lagoa natural do Brasil, mas entrou em colapso há pelo menos dois anos: os 72 quilômetros de água praticamente desapareceram e área ainda virou ponto de inúmeros focos de incêndio.

“Fomos a escolas, igrejas, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Prefeitura e lançamos um convite geral a toda a comunidade local. Nosso objetivo neste momento é clamar ao poder público em todas as esferas para a necessidade de uma atuação efetiva no sentido de promover a revitalização da lagoa e dos rios afluentes. Existem necessidades urgentes e a longo prazo. Quanto às necessidades urgentes, a principal é a execução de um projeto de desobstrução do canal do Rio Paraim antes das chuvas”, argumenta Ana Carla Marques, uma das organizadoras da caminhada.

De acordo com a prefeita Anna Cecília Silveira Rissi, a desobstrução do canal do Rio Paraim será feita pelo Governo do Estado e deverá começar em breve. Ela afirmou que uma intervenção também será feita no Rio Fundo. Os dois alimentam a Lagoa de Parnaguá.

"Muita coisa já vem melhorando. A pedido da Prefeitura, o Governo do Estado vai revitalizar as marges dos rios Paraim e Fundo. Ela vai mandar máquinas", comenta a Anna Cecília, que participou da caminha e aprovou a mobilização que reuniu cerca de 500 pessoas. "Foi ótima. Tinha muito estudante, muito professor. Acho que é assim que se consegue resultado. Quando as forças políticas se juntam, tudo melhora", complementa.Ana Carla também destaca que o movimento, ainda em fase embrionária, certamente será consolidado com a formação de  uma ONG. “Nosso principal objetivo é promover a conscientização ambiental da população”, reforça.

Em outubro, a situação preocupante da Lagoa de Parnaguá já havia sido abordada pelo CidadeVerde.com.

Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais