Cidadeverde.com

Cineas visita Valença e mostra igrejas e casarões da cidade

Imprimir

O Feito em Casa, deste sábado(14), esteve em Valença(PI), onde acontece a sétima edição do SaliVa, Salão do Livro de Valença. Além de mostrar as atividades do Salão, Cineas passeou pelo município, acompanhado do professor Antônio José, que ele apresentou como "um cidadão presente na cena cultural da cidade".

Durante o passeio, Cineas mostrou a Igreja de São Benedito, a mais antiga do município, construída em 1727. Nela, chama a atenção o altar de madeira pintada, com a presença da imagem de Santa Efigênia, protetora das domésticas, datada do século XVII. Também tem a relíquia de um pedacinho do corpo de um santo, não identificado, preservado no altar-mor da igreja. Outra curiosidade é a presença de corpos sepultados no local, fato que era comum até meados do século XIX.

Cineas também visitou a Catedral de Valença, a igreja de Nossa Senhora do Ó e falou sobre a lenda da baleia adormecida debaixo da igreja. O apresentador destacou ainda a espessura das paredes da igreja, algo em torno de um metro e meio, segundo ele.

Ainda no passeio, foram mostrados dois casarões antigos de Valença, Em um deles funciona a sede da Polícia Militar do município. Trata-se de uma construção de 1919. O outro é o casarão dos Martins, edificação do início do século XX, que será sede de um memorial da cidade.

Assista na íntegra o passeio de Cineas em Valença!

Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais