Cidadeverde.com

Atentado em Paris não muda estratégia antiterrorismo da Rio 2016, diz secretário

Imprimir

Os ataques que atingiram Paris na noite desta sexta-feira (13) aumentam o alerta, mas não alteram em nada a estratégia antiterrorismo para os Jogos Olímpicos de 2016. As autoridades competentes afirmam o país passou a intensificar naturalmente a segurança contra qualquer tipo de atentado de acordo com a importância do evento.

Em entrevista ao ESPN.com.br, o Secretário extraordinário de segurança para grandes eventos do Ministério da Justiça, Andrei Rodrigues, afirma que o país tem um plano de segurança intenso para garantir que eventos lamentáveis como os que aconteceram na França não se repitam durante os Jogos.

"Situações lamentáveis como essa, reafirmam o que fazemos, trabalhando intensamente no maior evento do planeta. Serão mais de 200 países e existem pontos importantes na cooperação internacional, na estratégia antiterrorismo. Já fizemos para Copa do Mundo, Copa das Confederações e vamos ampliar para os Jogos de 2016. Temos no nosso programa observadores, que consiste no envio de policiais para o exterior, acompanhando eventos esportivos importantes", disse.

"Já existe uma preparação para segurança das instalações. Os Jogos Olímpicos têm natureza diversa, com várias instalações, onde existem diversas modalidades. Temos uma preparação e vamos ter um ganho de qualidade, porque os policiais vão ajudar. Teremos controle de acesso com equipamentos iguais aos dos aeroportos. Sistema de vídeo e monitoramento", aumentou.

Andrei Rodrigues, que deve embarcar para os Estados Unidos em breve para eventos com o FBI, destaca que as autoridades nacionais contam com a cooperação da Interpol na troca de informações e que para 2016 será implantado o centro integrado antiterrorismo.

"Agora teremos o centro integrado antiterrorismo. É um ambiente que, além da rede internacional, trazemos policiais estrangeiros para ajudar no combate. Uma rede nacional e internacional para inteligência policial no enfrentamento ao terrorismo", analisou.

"Na Polícia Federal temos unidades que representam polícia brasileira num intercâmbio de informações. Acho que evento como esse só reafirma a necessidade de intensificar e criar mecanismos que permitam a prevenção", aumentou o secretário, que também destacou a presença de policiais do Brasil em Paris monitorando a situação para passar informações sobre segurança.


Fonte: ESPN

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais